Sexta, 19 de Abril de 2024

Turismo

Agentes de Viagens: Vitrines do turismo tocantinense

O Dia do Agente de Turismo é celebrado em 22 de Abril. Adetuc homenageia agentes e reforça parceria para retomada do turismo tocantinense.

Foto: Adetuc/Governo do Tocantins
post


23 abril, 2021 às 21:54

Garantir uma conexão direta entre o destino dos sonhos e a melhor experiência que um viajante poderia ter, cuidar das burocracias, dos voos cancelados, dos imprevistos no meio da viagem, de cada detalhe do roteiro, criado especialmente para atender os mais diversos gostos e permitir uma vivência que ficará marcada para o resto da vida. Seja no turismo regional, nacional ou internacional, os agentes de viagens são os responsáveis por tornar os sonhos realidades e encantar pessoas por todo o mundo, por meio de roteiros de encher os olhos e aquecer o coração.

No dia em que se celebra a profissão, 22 de abril, dia do Agente de Viagem, alguns deles recebem suas homenagens diretamente dos veículos que desbravam os encantos do Jalapão, outros dos guichês de aeroportos, na tentativa de remarcar voos impactados pela pandemia do Covid-19.

Mais do que nunca, a tempo em que todos os lugares de todo o mundo se preparam para uma retomada do turismo, os agentes de viagens se tornam peças fundamentais no fortalecimento e promoção do turismo no estado do Tocantins. 

Após o último ano, em que os planejamentos com excursões lotadas de viajantes foram substituídos pelo pedido de ficar em casa, a profissão, que já era responsável por elaborar pacotes e planejar roteiros que movimentam milhares de pessoas, se refaz e mostra como nunca a sua importante contribuição para a economia de regiões turísticas.

De acordo com Marcelo Perim, que atua no ramo turístico tocantinense desde 2006 e preside a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Tocantins (Abav-TO), a pandemia da Covid-19, está sendo o maior desafio a ser superado por todos os profissionais. Entretanto, ressalta frisa que o crescimento do turismo no Estado está diretamente ligado ao planejamento público na manutenção e ampliação da infraestrutura que dá acesso aos diversos pontos turísticos que o Estado dispõe. “Nesse sentido os agentes têm influência direta para impulsionar o setor, pois tendo infraestrutura adequada, são os agentes que realizam o intercâmbio entre o turista e o atrativo a ser visitado, desde o planejamento da viagem até a execução do roteiro”, descreve o presidente da Abav.

Perim frisa, ainda, que para a retomada do turismo, pós pandemia, as Agências de Viagens são fundamentais, pois são atores diretamente ligados com o planejamento, organização, divulgação e execução dos roteiros e destinos do Estado.

Agentes propulsores do turismo

Ao todo, de acordo dados da Superintendência de Turismo da Adetuc, o estado do Tocantins possui 253 agências de turismo cadastradas. Uma delas é do empresário Cleib Filho, que já atua há 5 anos, com roteiros regionais, após se identificar com regiões turísticas do Estado. “É a gente que promove o turismo, que divulga, que vai atrás de inovação, mas temos o desafio da pandemia, mas que também mostrou a importância dos agentes de turismo, pois seguramos a barra em resolver os problemas dos viajantes, de compreender a situação e fazer com que ele tenha uma melhor experiência", conta ao dizer que com a retomada do turismo nacional, as pessoas tende a dar valor as belezas e roteiros brasileiros.

Trabalhando como agente de viagem desde 1997, a tocantinense, natural de Araguaína, Ivanilda Rodrigues Leite Pacini resolveu apostar na profissão de agente de viagem, por amor ao ramo turístico. Para Ivanilda, que trabalha com turismo emissivo, os agentes e agências de viagens são os propulsores do turismo em todo o mundo, principalmente após o período pandêmico. “Nós somos a mola que impulsiona o turismo, estamos agora, convencendo o turista que ele já pode viajar, pois ainda há muito medo da pandemia, mas acredito em dias melhores, acredito que em dois ou três meses o cenário será bem mais produtivos”, descreve.  

Já Diego Battistella, que atua em uma agência especializada em ecoturismo há cinco anos,  revela que mesmo com os desafios ocasionados pela pandemia, o crescimento do turismo no Tocantins é promissor. “Temos um estado muito novo, bastante promissor. Ainda há muita coisa para ser feita e isso abre muitas oportunidades para que os agentes de viagem possam explorar”, argumenta ao mencionar que as agências representam a porta de entrada de grande parte dos turistas ao Estado.

União de forças

Ao parabenizar os agentes de viagem pelo dia, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, destacou a relevância da classe para o trade turístico. “São eles que abrem as portas, que convidam e organizam toda a experiência para que o viajante seja bem recebido em nosso estado. Sem sombra de dúvidas, as agências de viagens são a nossa vitrine e, por meio delas, conseguimos atrair a atenção de pessoas de todo o mundo para conhecer os roteiros e, além disso, o dia a dia, a cultura e a tradição do nosso Estado.

Jairo Mariano frisou ainda, que a pedido do Governador Mauro Carlesse, a Adetuc tem aumentado o diálogo com as agências e o apoio para que a retomada do turismo seja feita de forma ordenada, segura e que garanta um ambiente de expansão para toda a cadeia produtiva do turismo. “Sabemos do nosso potencial e contamos com todo o trade turístico para impulsioná-lo e fortalece-lo”, completou o presidente.