Domingo, 28 de Abril de 2024

Alunos das escolas de Porto Nacional são premiados em concurso de Educação Ambiental

A iniciativa tem como objetivo trabalhar os sete componentes curriculares da BNCC em relação à sustentabilidade

04 dezembro, 2023 às 09:07

Na noite desta sexta-feira, 1º de dezembro, alunos e professores do ensino fundamental das escolas de Porto Nacional que se destacaram no concurso Campo Limpo foram premiados. O Programa é uma iniciativa da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional e Região (Areia). A Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria Municipal de Educação é uma das parceiras do Programa , participaram da solenidade de premiação os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Esta é a 8ª edição que as escolas do município abraçam o Programa. A coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Angelica Pugas, afirma que “os alunos participam com muito boa vontade, envolvem a família e hoje, na premiação, colhemos os frutos do Campo Limpo, projeto socioambiental, premiando com tablets os melhores desenhos, produções de textos, e atuação docente”, explica a coordenadora.

A superintendente da Secretaria Municipal de Educação, Cymara Braga, reforça a importância de levar a educação ambiental para as crianças. “Precisamos despertar o interesse das crianças para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade, pois são elas que estarão ocupando os espaços no futuro. Para que esse futuro seja promissor, precisamos que elas tenham consciência, hoje, de que fazemos parte da natureza e, portanto, nosso papel é cuidá-la”, pontuou.

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação, o Presidente da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional e região e Diretor da FENACE, Joaney Tavares dos Santos; e o engenheiro Responsável Técnico de Gestão (Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Comunidades - SSMAC) da AREIA e FENACE, Melqui do Vale.

 

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é uma iniciativa da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional e Região – AREIA, e parceiros, que tem como objetivo apoiar escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). São distribuídos kits educativos para serem aplicados em salas de aula do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do município de Porto Nacional. Em 2023 foram distribuídos 6 mil kits para as escolas inscritas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo no Brasil. Os kits do programa incluem o Caderno do Professor e outros materiais pedagógicos.