Segunda, 29 de Abril de 2024

Balanço 2023: emendas e matérias de Amélio Cayres viabilizaram melhorias em infraestrutura no Tocantins

O parlamentar teve mais de R$ 400 mil em emendas pagas no ano de 2023 para fomentar estas obras

post
Lauane dos Santos/Ascom A.C.

16 janeiro, 2024 às 00:15

Recuperação asfáltica, construção de pontes e aquisição de equipamentos são algumas das melhorias apoiadas pelo deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) para o benefício da população tocantinense. O parlamentar teve mais de R$ 400 mil em emendas pagas no ano de 2023 para fomentar estas obras, além de requerimentos e outras matérias legislativas solicitando pavimentação e recapeamento asfáltico, bem como fornecimento de energia elétrica na zona rural e instalação de lombadas/quebra-molas em alguns municípios.

“As situações que pudemos colaborar em 2023 são de necessidade pública pois são famílias que precisam ter acesso a uma melhor iluminação pública, de estradas boas e seguras para andar e até mesmo de uma ponte para ir de um lado ao outro e não ficarem isolados, como é o caso do povoado Vila São Miguel. Então fico muito feliz em ver que estamos, de fato, mudando a vida da população com o nosso trabalho. É muito gratificante”, explicou Amélio Cayres.

 

Emendas

 

O deputado encaminhou recursos para obras de recuperação das vias que dão acesso ao povoado Macaúba em Araguatins, além de verba específica para aquisição de uma grade aradora para o Município de Cachoeirinha. O parlamentar também auxiliou com investimentos para instalação das luzes de Led no Povoado São Francisco, em Esperantina, bem como para a construção de uma ponte sobre o Córrego Tataíra, no povoado Vila São Miguel, em Peixe, devido a necessidade da melhoria estrutural para acesso ao povoado e devida locomoção dos moradores da região que sofrem com o problema há anos. 

 

Trabalho parlamentar

 

Dentre as solicitações do deputado Amélio Cayres, estão diversos requerimentos pedindo pavimentação ou recapeamento asfáltico em regiões específicas como na TO-134, no trecho  que liga Darcinópolis ao município Angico; bem como na TO-126, entre Tocantinópolis e Maurilândia do Tocantins, e na TO-403, entre o Sampaio e Carrasco Bonito. Outro requerimento solicitado pelo parlamentar foi a pavimentação asfáltica da TO-201 no trecho urbano que atravessa Esperantina, pedido que foi autorizado pelo governador Wanderlei Barbosa em um evento no segundo semestre deste ano. 

Outras lutas travadas por Amélio Cayres é a construção de novas pontes para acesso às aldeias indígenas nos municípios de Itacajá e Goiatins e o fornecimento de energia elétrica na zona rural de Augustinópolis, bem como a instalação de lombada/quebra-molas no perímetro urbano de Carrasco Bonito. 

Amélio Cayres também teve duas emendas aditivas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Ambas as proposituras referem-se a área de infraestrutura, sendo que a primeira contempla realização de estudo técnico para pavimentação da TO-403, entre Sampaio e o balneário Tira Ressaca. Já a segunda emenda incluída no orçamento anual prevê a reforma do Aeroporto de Araguatins.