Apaixonada pela escrita e pela literatura, a jornalista e escritora Andreia Rocha se lançou no desafio de estimular o exercício da escrita a partir do cotidiano, através do ebook, ‘Bloco de Noias’, lançado na 27ª Roda Literária, na quinta-feira, 27, e disponível na plataforma Amazon.
“O Bloco de Noias surgiu de uma ideia minha de quebrar paradigmas.Eu sempre pesquisei sobre literatura e me deparei com certa constância em colocar o texto como uma produção técnica, atendendo uma demanda de mercado, e quando a gente coloca o nosso olhar para o mercado, para a gramática, isso trava nossa criatividade, a nossa imaginação. o Bloco de Nóias veio com o intuito de apresentar um outro viés da produção textual”, afirma a escritora.
Para Andreia, a inspiração pode estar no cotidiano, no ordinário. "Será mesmo necessário, você buscar novos cenários para se inspirar, ou será se não é o seu olhar que está engessado?” , questiona.
Em ‘Bloco de Noias' os leitores são estimulados a enxergar a vida de uma forma mais contemplativa, aguçando a inspiração e a criatividade. A autora elaborou mais de 50 atividades semanais, no intuito de levar o leitor a executar uma por semana. Com essa quantidade, tem-se, ao todo, um ano de exercícios de escrita criativa na palma da mão. Essas atividades incluem ainda desafios de linguagem, para auxiliar a ampliar o vocabulário de forma divertida e curiosa.
Ao final da Roda Literária, que foi mediada pela jornalista Iara Cruz, a autora ministrou uma oficina de escrita criativa, usando algumas das atividades do seu livro. O evento contou também com apresentação musical de Saulo Moscardini.
Edição: Secom