A Prefeitura de Tocantínia realizou neste sábado, 21 de setembro, o 1º Festival Cultural com o objetivo de valorizar a riqueza cultural da cidade e atrair novos visitantes. Segundo a organização, o evento buscou promover a produção cultural tanto dos habitantes indígenas como não indígenas. Tocantínia é conhecida por ter uma ampla população indígena. De acordo com dados do IBGE (2010), aproximadamente 43% da população do município se declara indígena.
Na programação, a população pôde apreciar apresentações culturais locais e competições como a corrida de tora, cabo de guerra e arco e flecha, jogos tradicionais da cultura indígena. Além disso, houve exposição e comercialização de artesanatos e lanches.
Pela noite, ocorreram as competições de teatro e dança amadora, que movimentaram o público por meio de apresentações com temas e ritmos da atualidade. O vencedor na categoria teatro foi o grupo indígena da Aldeia Funil com o tema Amazonas, e o segundo lugar ficou com o Cefya Colégio Frei Antônio com o tema Mundo atual (drogas, fome e outros males). Já na categoria dança, a primeira colocada foi a dupla Pedro e Vitória Régis e a segunda posição foi destinada ao grupo Show Dance da Aldeia Zé Brito.