Segunda, 15 de Julho de 2024

Documentário contemplado pela LPG registra a tradição cultural da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

“Bolé do Mimoso” terá 25 minutos de duração e abordará as festividades tradicionais da comunidade

Foto: Caio Brettas
post
Eduarda Formiga/Governo do Tocantins

25 junho, 2024 às 16:27

Contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), o documentário “Bolé do Mimoso”, dirigido por Gustavo João Luiz Neiva, busca registrar, resgatar e preservar a manifestação cultural secular da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, localizada nas matas que envolvem os municípios de Arraias e Paranã. As festividades são realizadas para agradecer a colheita da mandioca e em comemoração aos santos que a comunidade tem devoção. A produção, que recentemente entrou em fase de execução, recebeu um recurso de R$ 100.000,00, proveniente da Lei Paulo Gustavo (LPG), e contará com 25 minutos de duração, com previsão de lançamento no mês de novembro em exibição gratuita a ser realizada em escola pública.  


Através de depoimentos espontâneos, o documentário oferece uma janela para a vida e a cultura da comunidade Kalunga, registrando como essas tradições são passadas de geração em geração. O filme trará o perfil da dinâmica e do desenvolvimento de toda cadeia produtiva envolvida na festividade, como os confeccionadores de pandeiros e/ou mastros, coletores da mandioca, o preparo da viola e da caixa, entre outros. A equipe do projeto acompanhará a organização e produção da dança através de 32 dançarinos, 6 músicos e personalidades da comunidade que contarão sobre a dança e seus encantos.

Com classificação etária para 10 anos de idade, o produtor executivo do projeto, Nival Correia, explica que o filme busca valorizar a cultura local e será destinado a um público diverso. “O documentário é roteirizado para jovens e adultos. Além de registrar essa secular e quase extinta manifestação cultural de dança, nesses dois importantes municípios tocantinenses, Arraias e Paranã, nosso objetivo é atrair turistas do mundo todo”, disse.

Cronograma
Preparação: Maio /2024
Gravações: Junho e Julho /2024
Edição: Agosto e Setembro /2024
Lançamento: Novembro/2024
 
Ficha Técnica

Produção Executiva:
Nival Correia

Direção e Roteiro:
Gustavo João Luiz Neiva

Produção Local:
Deusivanio Maia

Fotografia, Câmera, Edição e Tratamento:
Caio Bretas

Assistente de Câmera e Still:
Kaio André

Técnico de Som e Iluminação:
Diego Brito

Motoristas:
Geison Costa

Assessora de Comunicação:
Luzeni Neres