Quinta, 03 de Abril de 2025

Documentário que celebra histórias de mulheres pioneiras na construção de Palmas estreia nesta sexta-feira, 21

Curta-metragem “Palmas, Substantivo Feminino” retrata a vida de cinco mulheres que ajudaram a construir a capital

Foto: Divulgação
post
por Ascom Secult/Governo do Tocantins

20 março, 2025 às 13:10

Estreia nesta sexta-feira, 21, às 19h, no Cine Sesc, em Palmas, o documentário “Palmas, Substantivo Feminino", uma produção que conta a história de mulheres que chegaram à capital na época de sua construção. O curta-metragem de 24 minutos retrata a vida de cinco protagonistas que trabalharam como cozinheira, professora, artista, esteticista e agente funerária; e que trazem histórias de esperança, superação e coragem. A iniciativa foi contemplada no edital Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), lançado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura, com um recurso de R$ 100 mil.

 

Sob a direção de Rayssa Carneiro e roteiro de Ariadne Feitosa, o filme mostra as experiências dessas mulheres numa perspectiva única. A produção, assinada pela dupla, homenageia essas pioneiras e oferece um olhar sensível sobre a contribuição delas na construção da identidade da capital mais jovem do Brasil.

 

De acordo com a roteirista, é corriqueiro ver fotos em preto e branco, com homens trabalhando, quando se trata sobre a criação da cidade. “[...] e daí surgiu nossa inquietação: onde estão as mulheres? o que elas fizeram nesse período? Como se sentiam as primeiras que viveram aqui em Palmas?", questionou Ariadne.

 

“São histórias de esperança, coragem e superação e que revelam, acima de tudo, a importância do papel feminino na construção da cidade”, complementou a proponente Rayssa Carneiro.

 

Ela explicou ainda que a produção teve o cuidado de montar uma equipe composta majoritariamente por mulheres, especialmente na linha de frente. “Nosso filme é um tributo ao protagonismo e à sensibilidade feminina, o que tem tudo a ver com a coragem das mulheres que vieram construir Palmas”, pontuou Rayssa.

 

Ficha técnica

 

Direção: Rayssa Carneiro

Roteiro: Ariadne Feitosa

Produção: Rayssa Carneiro e Ariadne Feitosa

Assistente de Direção: Helen Lopes

Direção de Fotografia: Vic Pesan

Câmeras: Vic Pesan e Jéssica Vieira

Som direto: Millena Kanela

Montagem e Edição: Helen Lopes

Edição de Som: Iuri Grooveman