Quinta, 25 de Abril de 2024

Dona Raimunda é Homenageada

Dona Raimunda Quebradeira de Coco é homenageada com edital de cultura da UFT

As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 10 de maio, sendo realizadas por meio do e-mail cultura@uft.edu.br

Divulgação
post
Cada candidato poderá apresentar somente uma proposta para a seleção.

22 abril, 2019 às 21:39

Em homenagem a Dona Raimundo Quebradeira de Coco, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), publicou edital de premiação de atividades de arte e cultura que leva o seu nome.

 

Podem participar profissionais com formação acadêmica e/ou formação prática (comprovada através material gráfico de eventos, publicações em jornais, revistas ou similares) na área das artes ou linguagens afins e que atuem diretamente no campo das atividades artísticas e culturais.

 

As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 10 de maio, sendo realizadas por meio do e-mail cultura@uft.edu.br, com o envio dos documentos solicitados no respectivo edital. Cada candidato poderá apresentar somente uma proposta para a seleção.

 

Para a pró-reitora de extensão e cultura, Maria Santana, este edital é importante porque os projetos selecionados terão o objetivo de fazer o papel entre a universidade e a comunidade externa, já que será aberto para população participar das atividades. 

 

Os projetos devem ser enquadrados nas seguintes áreas culturais: Artes visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Cultura popular; Dança; Literatura; Música; e Teatro. Serão 12 iniciativas premiadas com valor individual de 4 mil reais.

 

 As propostas contempladas deverão ser realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2019. As atividades deverão, prioritariamente, ser desenvolvidas em espaço físico externo aos Câmpus da Universidade Federal do Tocantins.

 

Homenageada

 

Raimunda Gomes da Silva, nascida em Novo Jardim (MA), popularmente conhecida como “Dona Raimunda Quebradeira de Coco”. Dona Raimunda foi quebradeira de coco durante toda a vida e é responsável pela mobilização e organização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca pelos seus direitos, pela cidadania e pela qualidade de vida. As ações desenvolvidas pela líder comunitária a levaram a contar sua experiência em vários países, em palestras e seminários e na UFT recebeu em 2009, o título de Doutora Honoris Causa, concedido pelo Consuni.

 

Mais informações poderão ser obtidas na Diretoria de Extensão e Cultura da Proex, pelo telefone (63) 3229-4036 ou pelo e-mail: cultura@uft.edu.br.


Fonte: Ascom UFT