Segunda, 29 de Abril de 2024

Estudantes tocantinenses são selecionados para disputar campeonato nacional de judô no Rio de Janeiro

Após conquistarem medalhas de bronze na fase regional, eles vão representar o Estado na fase nacional, durante o mês de junho

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
post
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

10 abril, 2024 às 08:19

Dois estudantes da rede estadual de ensino vão representar o Tocantins no Campeonato Brasileiro de Judô, no Rio de Janeiro, no mês de junho. Guilherme dos Santos Morais, do Colégio Esportivo Militar (Cemil) Santa Rita de Cássia, de Palmas, e Artur Vitor da Luz Silva, do Colégio Estadual de Tempo Integral Rachel de Queiroz, garantiram as vagas após conquistarem medalhas no Campeonato Brasileiro Região IV - 2024 de Judô, realizado em Anápolis (GO), no último final de semana.

Os Campeonatos Brasileiros Regionais foram realizados nos dias 6 e 7 de abril e reuniram quase três mil atletas de 25 federações. O Tocantins integrou a região IV, da qual também fizeram parte os estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o Distrito Federal. Mais de 670 atletas participaram das disputas dessa regional.

Guilherme, que conquistou medalha de bronze na categoria Sub-18 Masculino Superligeiro, contou que treina de segunda a sexta-feira na escola e destacou a importância do esporte em sua vida.

“Comecei a treinar em 2022, sem nenhuma pretensão de competir, e com o decorrer do tempo, conheci o time de competidores de judô do CEMIL, e com todo o incentivo eu participei da minha primeira competição. Agora, pude competir em um evento maior e foi muito difícil. Eu perdi a primeira luta, mesmo assim não abaixei a cabeça e segui o meu propósito de trazer uma medalha para casa e consegui”, disse.

Artur Vítor também conseguiu medalha pelo terceiro lugar na categoria Sub-18 Masculino meio-leve. “Foi um momento incrível e a sensação é que toda vez que eu vou é uma emoção diferente. Fui classificado para o nacional no Rio de Janeiro e darei o meu melhor lá, para ganhar pelo menos uma luta, já que nunca ganhei uma luta em uma final de campeonato brasileiro. Vou treinar muito para isso”, revelou.

Os estudantes selecionados começaram a treinar ainda na rede municipal e agora treinam no Cemil Santa Rita de Cassia com o professor de educação física e sensei, Heynner Ribeiro de Almeida, que contou um pouco sobre a emoção de vê-los subindo no pódio. “Uma alegria enorme os ver conquistando espaços por conta do esporte. Eles treinam comigo há mais de dois anos, lutando e se esforçando para obter bons resultados e agora estão colhendo os frutos dessa dedicação”, pontuou.

 

Revisão: Ruthy Soares/Governo do Tocantins