Quinta, 18 de Abril de 2024

MÚSICA

Festival da Canção de Gurupi celebra a música regional

Evento contará com 20 canções concorrentes e homenageará o falecido cantor e compositor J. Bulhões

Lino Vargas/Secom Gurupi
post


14 novembro, 2019 às 14:52

Em comemoração ao aniversário de 61 anos de Gurupi, a Prefeitura municipal realiza nos dias 14, 15 e 16 de novembro a segunda edição do Festival da Canção de Gurupi (Gurufestival), que ocorrerá no palco externo do Centro de Convenções Mauro Cunha. O evento tem o objetivo de fomentar a cultura musical e incentivar apresentações de compositores e intérpretes veteranos e novatos. 

Serão 20 músicas inéditas concorrendo a prêmios e troféus que chegam ao valor total de R$ 21 mil. A premiação será destinada aos cincos primeiros colocados e também a música mais popular (escolhida pelo público), melhor intérprete, melhor música instrumental e melhor tema Estado do Tocantins, categorias que serão julgadas pelo júri técnico. 

Na noite do dia 14 de novembro, concorrerão as canções "Filhos de um solo só" (Grupo Sonarte), "Capim Dourado" (Everton dos Andes), "Terra Seca" (Josifran Santos), "Egoísmo" (Mayara Peres), "Brasil Possível" (Braguinha Barroso), "Tear de Canções" (Quesia Carvalho), "De tanto errar...acertou" (Serginho Barreto), "Do outro lado" (Dayane), "Avesso" (Chico Chokolate) e "Curica" Instrumental (Genivan Dias).

Já no dia 15 de novembro, serão apresentadas as canções "Terra" (Luis Carlos Pinheiro), "Desvalida" (Carlos Rêgo), "O que virá depois" (Benedito Albuquerque), "Linha Imaginária" (Ronai Nava), "Se penhor da liberdade" (Clara Garcia/Ana Lúcia), "Luz de uma canção" (Zebeto Corrêa), "Mandigueiro do Norte" (Chermont Jr), "Eu, a viola e o guizo" (Luth Peixoto),  "Cantador de coração" (Keila Lipe), "Choro para o pai" Instrumental (José Dalton Falcão).

No último dia do evento serão anunciados os vencedores do concurso e haverá apresentação de artistas regionais convidados.

Homenagem 

O Festival da Canção de Gurupi fará uma homenagem ao cantor e compositor J. Bulhões, falecido em 30 de maio deste ano. Iniciou a carreira na década de 1970 e vivia em Palmas (TO) desde 2006, tendo feito diversas parcerias com artistas regionais como Genésio Tocantins, Dorivã, Braguinha Barroso, Tião Pinheiro, Juraíldes da Cruz e Léo Pinheiro. O artista foi um dos concorrentes da primeira edição do GuruFestival e recebeu prêmio pela música "Vá construir seu país".