Domingo, 28 de Abril de 2024

Festival se consolida como maior evento artístico-cultural escolar do Estado

Com recorde de público, o último dia do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), realizado neste sábado, 2

Foto: Eduardo Lago
post
Edição: Denis Rocha/Secom

04 dezembro, 2023 às 20:07

Com recorde de público, o último dia do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), realizado neste sábado, 2, contagiou o público com performances de dança, protagonizadas pelos alunos das escolas da Capital. Desde a última terça-feira, 30, quando o evento foi aberto oficialmente com a exposição de Artes Visuais, a comunidade escolar foi agraciada com grandes espetáculos artísticos, que consolidaram o festival como o maior do segmento no Estado.

Dança Moderna e Contemporânea, Folclórica e Popular, Remontagens, Jaz Solo, Duo e Conjunto, Danças Urbanas e Danças Criativas foram algumas das categorias disputadas pelos alunos no palco da Escola de Tempo Integral Almirante (ETI) Almirante Tamandaré. Além da Dança, o festival trouxe também trabalhos nas modalidades Poesia e Oratória, Bandas e Fanfarras, Teatro e Artes Visuais, na Galeria de Artes do Espaço Cultural. 

O coordenador geral do Faes, Cyrley Bandeira, avalia que a 15ª edição do festival foi um sucesso. “O evento superou as nossas expectativas de público e de qualidade das apresentações. Em comparação à edição anterior, houve um número maior de inscritos e maior participação de estudantes das escolas estaduais e particulares”, disse, acrescentando a participação efetiva das equipes de trabalho de todos os setores da Semed, que contribuíram significativamente para o sucesso do evento.

Para o secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, o festival evidenciou a excelência do trabalho realizado nas unidades educacionais de Palmas que, além da qualidade de ensino da grade curricular comum, investe também na área artística e cultural dos alunos, proporcionando uma formação integral. “Temos aqui a expressão artística e cultural das nossas crianças, desenvolvida nas nossas escolas e Cmeis. E isso representa um trabalho extremamente competente que nossos educadores  vêm desempenhando aqui na nossa rede. É um festival com uma temática construída, pensando na cultura local, nas riquezas e nos destaques do nosso Estado”, destaca. 

 

Exposição de Artes

Os vencedores da modalidade Artes Visuais serão conhecidos na tarde desta segunda-feira, 4, a partir das 14 horas, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No local, estão em exposição 150 obras, entre fotos, pinturas, colagens, desenhos e esculturas. A mostra ficará aberta à visitação durante todo o mês de dezembro. Os resultados das demais categorias estão disponíveis na plataforma Palmas Home School


Confira um pouco mais da cobertura do Faes 2023 

Símbolos, regionalismo e cultura tocantinense representados em arte na galeria do Espaço Cultural


Festival de Artes se firma como oportunidade de manifestação artística a alunos em sua 15ª edição


Festival de Artes das Escolas de Palmas divulga vencedores da modalidade Dança
 

Espetáculos musicais encantam público no Festival de Artes das Escolas de Palmas

 

Texto: Redação Semed