Sexta, 19 de Abril de 2024

Aldir Blanc

Fotógrafa tocantinense lança exposição Circo em Imagens

Fruto da Lei Aldir Blanc, Exposição Fotográfica Circo em Imagens será lançada nesta terça-feira

Foto: Reprodução
post


29 junho, 2021 às 19:27

Uma integração entre a risadaria, arte e fotografia. Esta é a união proposta da Exposição Fotográfica Circo em Imagens da fotógrafa Gabriela de Grammont, que será lançada nesta terça-feira, 29. 

O lançamento da exposição, que mostra o olhar da fotógrafa tocantinense sobre o Circo Os Kaco, único circo fixo do Estado do Tocantins, acontecerá através de um live no Instagram da fotógrafa @grammontgrafias às 20h e estará disponível de maneira gratuita no site do Centro Cultural Circo os Kaco acessando www.oskaco.com

A Exposição Fotográfica Circo em Imagens é fruto da Lei Aldir Blanc, executada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura, com parceria do Centro Cultural Circo os Kaco. 

De acordo com a fotógrafa Gabriela de Grammont o projeto Circo em Imagens nasceu da vontade de deixar registrado na memória tocantinense esse saber milenar que é a arte circense.  “Mostrar também, que durante 8 anos de atuação no distrito de Taquaruçu, o Circo Os Kaco faz história”, afirma a fotógrafa ao dizer que o resultado são imagens cheias de sentimento que permeiam a pesquisa solo da fotógrafa na cena cultural do Tocantins. 

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto apresenta ao público uma nova forma de conhecer o circo e aproxima os tocantinenses de uma das instituições que tem sido representativa na construção artística do Estado. “A arte circense e os demais projetos construídos pelo Centro Cultural Circo os Kaco têm sido de relevância para todo o Estado do Tocantins e impactado o acesso à arte e a cultura, com eventos representativos como o Festival do Circo e tantos outros. Esse olhar fotográfico, resgata a memória e a importância de integrar as diferentes artes para a promoção da nossa cultura”, frisa Jairo Mariano. 

 

Conheça a fotógrafa

Gabriela  Grammont é apaixonada por fotografia desde criança, quando ganhou sua primeira câmera, uma fujifilm e foi construindo sua trajetória como profissional das artes visuais em Palmas (TO). 

Na adolescência teve o seu primeiro contato com as artes cênicas nas aulas de teatro do Centro de Criatividade em Palmas e assim começou sua paixão por essa expressão cultural. 

Formada em publicidade na Fapal e cursa arquitetura e urbanismo na Unicatólica em 2018. Através de uma parceria duradoura com o Centro Cultural Circo Os Kaco e com o Festival de Circo de Taquaruçu, percebeu a sua paixão pela fotografia cênica. Fotografou espetáculos nos teatros de Palmas, como o espetáculo Tumbeiros da Cia de Dança Agulhas Cenas, sendo resultado de um curso de fotografia cênica ministrado pela Professora Flaviana Ox. 

Atuou e atua em diversas outras manifestações artísticas com seu projeto Grammont Fotografias na cidade de Palmas e região e, no ano de 2021, iniciou sua caminhada pelo audiovisual palmense.