Segunda, 29 de Abril de 2024

Governo do Tocantins aprecia proposta de eixos agroambientais do Instituto Internacional para Sustentabilidade e Federação Nacional de Vida Selvagem

Reunião visa parceria para mapeamento da trajetória da agenda agroambiental do Tocantins e posterior captação de recursos

Foto Crédito: Jordana Capistrano/Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

09 abril, 2024 às 11:39

O Governo do Tocantins apreciou nesta segunda-feira, 8, propostas dos eixos agroambientais do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS - International Institute for Sustainability) e da Federação Nacional de Vida Selvagem (NWF - National Wildlife Federation). 

A reunião entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), o IIS e NWF visa uma parceria para mapear o caminho a ser percorrido na agenda agroambiental do Tocantins e posterior captação de recursos financeiros para a implementação das ações.

Durante a apresentação, os visitantes também receberam informações sobre as ações e programas que já estão em andamento no Estado e a perspectiva do governo para ambos os setores.

O secretário Marcello Lelis disse que, “sob recomendação do governo do Estado, o agro vem sendo inserido nas discussões ambientais, com resultado. Com vistas na implementação da Estratégia Tocantins Competitivo Sustentável, o Estado tem se articulado com o Governo Federal nas definições que envolve a relação entre os setores, firmamos no âmbito do Estado o Pacto de Desmatamento Ilegal Zero e criamos uma força-tarefa contra o desmatamento”.

“Neste momento, em atendimento a uma demanda do agro, priorizamos a ampliação da eficiência e precisão dos dados direcionando investimento para a infraestrutura de monitoramento e controle ambiental, com os recursos do carbono do nosso REDD+ [Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal], além da capacitação dos atores envolvidos”, acrescentou o secretário Marcello Lelis.

A diretora de Inteligência Ambiental Clima e Floresta, Cristiane Peres, reiterou que, “estamos numa agenda bem intensa, neste momento trabalhamos também a atualização de nossas políticas públicas ambientais, além operacionalização dos módulos de análise do CAR [Cadastro Ambiental Rural], do PRA [Programa de Regularização Ambiental] e a formalização das instruções normativas que padronizam todo o processo”.

O assessor de Gabinete da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, pontuou durante a reunião a parceria que vem sendo desenvolvida entre os setores do agronegócio e ambiental, destacando os encontros e diálogos com representantes do setor produtivo.

A proposta dos eixos agroambientais foram apresentadas pelo diretor do IIS, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, pela pesquisadora Sênior do IIS, Mariana Iguatemy e pelo representante no Brasil da Tropical Forests & Agriculture - National Wildlife Federation, Francisco Beduschi Neto.