Segunda, 15 de Julho de 2024

Governo do Tocantins lança projeto Praia Consciente 2024 neste sábado, 6

Após o lançamento em Araguacema, as equipes vão se deslocar para sensibilização simultânea dos frequentadores e turistas das praias

Foto Fernando Alves - Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

08 julho, 2024 às 09:49

O Governo do Tocantins vai lançar, neste sábado, 6, o projeto Praia Consciente 2024. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai realizar o lançamento desta edição do projeto em Araguacema, às 10h30 e em seguida, as equipes dessa ação ambiental educativa vão se deslocar para a sensibilização simultânea dos frequentadores e turistas das praias de Caseara, Miracema (Praia do Funil/Paredão) e Lajeado (Praia do Segredo). Esta iniciativa tem como objetivo principal a execução de ações de educação ambiental junto à comunidade local e usuários das praias, incluindo comerciantes, barqueiros e turistas. 

 

O secretário Marcello Lelis enfatizou que, “esse projeto de educação ambiental é uma importante iniciativa do Governo do Estado, que leva a conscientização sobre a importância dos frequentadores e turistas se unirem a nós, com a adoção da prática simples de destinação adequada do próprio lixo produzido, durante a temporada de praia. Com essa colaboração de cada pessoa, podemos manter a limpeza de toda a área, tanto na faixa de areia, como da água e assim contribuirmos com a conservação das belezas naturais dos atrativos do Estado e garantir a oportunidade de visitação para a geração atual e futura”.

 

A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, reiterou que, “a proposta visa promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, destacando a importância de manter as praias limpas e evitar a contaminação do solo e da água pelo descarte inadequado de resíduos. Neste ano, nossa meta é alcançar o máximo de pessoas com essa sensibilização nos atrativos da Temporada de Praia de aproximadamente 16 municípios e levar acessibilidade aos cadeirantes com as cadeiras anfíbias”.

 

Praia Consciente

 

O projeto Praia Consciente 2024 tem a missão de implementar ações de educação ambiental que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais durante a temporada de praias no estado do Tocantins. A iniciativa tem o intuito de se tornar uma referência nacional em ações de educação ambiental nas praias fluviais voltadas ao turismo, com a transformação de hábitos e promoção do uso sustentável dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras.

 

Visitação

 

Ao longo da Temporada de Praia, no período de 06 a 27 de julho, o projeto Praia Consciente vai percorrer praias, com equipes de sensibilização simultânea, nos municípios de Araguacema, Caseara, Miracema, Lajeado, Pedro Afonso, Rio Sono, Rio dos Bois, Porto Nacional, Itacajá, Peixe, Couto Magalhães, Tupiratins, Araguanã, Itaguatins, Tocantinópolis, Araguatins e Palmas. O cronograma será divulgado com as datas e locais de visitação no decorrer da ação, conforme a programação local. 

 

Convite

 

O Governo do Tocantins, por meio da Semarh, convida a comunidade a participar ativamente do projeto Praia Consciente 2024, contribuindo com essa ação ambiental educativa, para a conservação das praias e manutenção de um ambiente saudável e sustentável.