O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), participou do 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), reuniu gestores estaduais e municipais de todo o país para discutir estratégias e alinhar diretrizes voltadas ao fortalecimento da gestão pública da cultura.
O Tocantins foi representado pelo gerente de Desenvolvimento da Cultura e gestor do MovCEU no Tocantins, Luciano Pereira da Silva, e pela coordenadora de atividades do MovCEU no Tocantins, Lucy Alves. Durante os três dias, os participantes acompanharam mesas de debate, painéis temáticos e reuniões técnicas sobre governança compartilhada, financiamento, sustentabilidade e experiências de gestão em diferentes territórios culturais.
Além das atividades do programa, o encontro favoreceu o diálogo direto com representantes do Ministério da Cultura, abrindo oportunidades de cooperação entre estados e municípios.
Para o gerente Luciano Pereira da Silva, a presença no encontro reforçou o compromisso do Tocantins com o fortalecimento dos equipamentos culturais do Estado. “O encontro permitiu a troca de ideias com gestores e instituições que já atuam há mais tempo com os CEUs e MovCEUs da Cultura. Também foi importante para esclarecer dúvidas diretamente com o Ministério da Cultura sobre a execução das ações. O Tocantins contará com três CEUs da Cultura — em Araguatins, Palmas e Dianópolis — e o evento contribuiu para o planejamento das formas de atuação nesses espaços”, afirmou Luciano.
A coordenadora Lucy Alves destacou que o encontro representou um marco de aprendizado e integração com outras realidades do país. “Foi um momento importante para o Tocantins, especialmente por reunir gestores de CEUs e MovCEUs de diferentes estados. Trocamos experiências e identificamos desafios semelhantes, como o acesso a regiões mais distantes e a manutenção dos equipamentos. Também apresentamos as ações do Tocantins e recebemos elogios do Ministério da Cultura, especialmente pelo trabalho de comunicação. A presença no encontro fortaleceu o diálogo com o MinC e trouxe novas ideias e informações para aprimorar nossas ações no Estado”, destacou Lucy.


