Segunda, 15 de Julho de 2024

Governo do Tocantins promove Copa Estudantil, Festival e Clínica de Treinamento de Ginástica Rítmica em Palmas

Programação reunirá mais de 100 ginastas do Tocantins, Bahia, Pará e Distrito Federal

post
Taianne Moreira / Governo do Tocantins

26 junho, 2024 às 14:29

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), promove nos dias 27 a 30 de junho, na Ulbra, em Palmas, a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica. Além das atletas do Estado, o evento reunirá competidoras do Pará, Bahia e Distrito Federal nas categorias Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Juvenil (13 e 15 anos) e Adulta (acima de 16 anos). A programação inclui ainda, a participação de mais de 100 ginastas no Festival da modalidade e Clínica de Treinamento.

 

O evento tem a parceria da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE) e o apoio da Ulbra Palmas, Federação Tocantinense de Ginástica (FTG), da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).A programação tem o objetivo de promover valores como disciplina, trabalho em equipe, resiliência, autoconfiança e contribuir significativamente para a redução da ociosidade juvenil. Além disso, promoverá o desenvolvimento da modalidade e visa oportunizar a participação de atletas de outros estados, promovendo um intercâmbio de experiências e o crescimento da comunidade da ginástica brasileira.  

 

Clínica de Treinamento 

 

Nos dias 29 e 30 de junho, será realizada uma Clínica de treinamento com Ana Luiza Passos. A profissional atuou na Seleção Brasileira individual juvenil em 2019, no 1° Campeonato Mundial Juvenil, em Moscou, na Rússia, e na categoria adulta no Campeonato Mundial Kitakyushu, no Japão. A ginasta foi também vice-campeã Pan-Americana por equipes em 2022, 3° lugar individual geral no Campeonato Sul-americano 2023, 2° lugar no arco e 1ª por equipes. 

 

A capacitação terá ainda a participação de Monika Mello, única treinadora olímpica do Conjunto e Individual do continente americano, treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 e Lima, no Peru, em 2019. Também atuou como treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008, e no Rio de Janeiro/RJ, em 2016. Atualmente é presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica (FESG) e árbitra da Federação Internacional de Ginástica.

 

Programação 

Dia 27 (Quinta-feira)

15h às 17h33 - Treino de Podium 
19h - Congresso Técnico 

Dia 28 (Sexta-feira)

9h30 – Abertura oficial 
10h - Início das competições 
19h - Festival de Ginástica com a participação da ginasta da Seleção Brasileira, Ana Luiza Passos

Dia 29 (Sábado)

09 às 12h /14h às 17h - Clínica de Treinamento 

Dia 30 (Domingo)

09 às 13h - Clínica de Treinamento