Quinta, 21 de Novembro de 2024

Governo do Tocantins realiza webinário e orienta campanhas municipais em comemoração ao "Mês da Primeira Infância"

Objetivo é conscientizar sobre a importância da atenção integral às gestantes e criança na primeira infância

Fotos de Divulgação/Setas
post
Eliane Tenório/Governo do Tocantins

28 agosto, 2024 às 13:24

Como forma de apoio às ações em alusão ao "Mês da Primeira Infância", o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria da Cidadania e Justiça, realizará, nesta terça-feira, 27, às 9h, o Webinário on-line, “De Mãos Dadas pela Primeira Infância”, além de apoiar e orientar os municípios com adesão ao Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, com a realização de suas ações intersetoriais locais.

Objetivo é conscientizar sobre a importância da atenção integral às gestantes e crianças na primeira infância, como forma de ajudar na formação e desenvolvimento integral da criança.

“O Webinário tem como foco temáticas que norteiam os debates sobre a importância do investimento na primeira infância, por meio de ações integradas/intersetoriais envolvendo as políticas de assistência social, cidadania e justiça, educação e saúde”, destaca o titular da Setas, Jonis Calaça.

As inscrições para participar do webinário são gratuitas e podem ser realizadas por meio do QR Code. 


Apoio aos municípios  

“O Governo do Estado tem a responsabilidade de contribuir na mobilização e reflexão sobre o atendimento à Primeira Infância junto a Política de Assistência Social, oportunizando troca de experiências, por meio do trabalho de visita domiciliar realizadas pelas equipes municipais do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social/Criança Feliz”, segundo a coordenadora estadual do programa, Katilvânia Guedes.    

De janeiro a julho de 2024, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, realizou reuniões para orientações, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes municipais que atendem as famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz", segundo a coordenadora estadual do programa.

No Tocantins, de janeiro a julho de 2024, foram realizadas 188.242 mil visitas domiciliares, acompanhando 9.486 beneficiários, dentre estas 8.331crianças com idades (0-36 meses) e 20 crianças (entre 37-72 meses).

Atualmente, o Tocantins tem 65 municípios com adesão ativa ao Programa Criança Feliz. Além de coordenadores municipais, no Tocantins a equipe conta com 64 supervisores e 295 visitadores sociais, de acordo com a coordenadora estadual.

Campanhas municipais

Sobre as campanhas municipais, em Wanderlândia, a ação realizada tem como tema: Agosto Mês da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz. “A ação trabalha o tema “Brinca Comigo”, segundo a supervisora do programa em  Wanderlândia, Celma Suely dos Santos Silva.

 “Serão momentos em forma de palestras, ações e atividades sobre o desenvolvimento no ato de brincar, pois a criança aprende brincando, com atividades, músicas e brinquedos, entre outras. A ação acontece no Cras do município com a participação de gestantes e crianças atendidas pelo programa”, informou a supervisora.

Silvanópolis

Em Silvanópolis, a campanha teve início na quarta-feira, 21, com uma ação intersetorial com a rede de proteção em alusão ao “Agosto Verde e Dourado”, informou o supervisor, Gustavo Gomes de Menezes.

Colméia

Em Colméia, ocorreu um debate na sexta-feira, 23, para reforçar a importância da primeira infância e informar sobre como o trabalho é realizado pelo programa, que contribui para o desenvolvimento das crianças. O debate é direcionado para mães e cuidadores.

Já para as crianças, acontecerá um momento de lazer e socialização, além de atividades com pinturas e brinquedos, segundo informações da equipe do programa em Colméia. O evento será realizado no auditório do Cras do município, a partir das 14h.

Conceição do Tocantins

Conceição do Tocantins também terá ações voltadas para o mês da Primeira Infância, com o tema “Uma infância feliz é o melhor presente que uma criança pode ter”. Já segunda-feira, 26, acontece uma mobilização com carro de som nas ruas, convidando o público-alvo do programa e com orientações sobre o Criança Feliz para a população em geral. 

Na terça-feira, 27, um encontro no Cras da cidade, com as grávidas da zona rural e urbana com palestras, dinâmicas, exames e momentos lúdicos voltados para as crianças.

Quarta-feira,28, terá blitz educativa com entrega de panfletos e orientações para os pais, na Unidade Básica de Saúde Abílio Francisco de Azevedo. 

E na quinta-feira,29, um encontro no prédio do CRAS, com palestra, dinâmica, tele cine, brinquedoteca para as crianças e avaliação com dentistas.