Sexta, 29 de Março de 2024

QUADRILHAS JUNINAS

Grupo araguainense Arranca Toco concorre a título nacional de quadrilha no final de julho

Disputa ocorrerá em Brasília e contará com a participação de cerca de 17 estados

Divulgação/ Prefeitura de Araguaína
post
A junina Arranca Toco foi criada em 1992 e se destaca nas competições de quadrilha.

05 julho, 2019 às 13:46

Entre os dias 27 e 28 de julho, em Brasília, a junina araguainense Arranca Toco participará da 15ª edição do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que é organizado pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas (CONFEBRAQ) e reunirá representantes de aproximadamente 17 estados do país. 

A vaga foi conquistada após a vitória do grupo no 11° Campeonato Tocantinense de Quadrilhas Juninas, no último domingo, 30 de junho, em Palmas, ocasião em que competiu com outras sete juninas representando os municípios de Araguaína, Monte do Carmo, Palmas e Tocantinópolis.    

Na competição, o grupo Arranca Toco trouxe o tema “Refugiados – a saga de um povo que deseja voar”, imprimindo um olhar diferente sobre o assunto e provocando uma reflexão sobre a humanidade. Na apresentação, de acordo com o diretor cênico Luiz Navarro, havia dois blocos, um representando a força opressora e a outra o drama dos refugiados. 



A junina Arranca Toco foi criada em 1992 e atualmente conta com 28 casais de apresentação, e mais o corpo técnico. Tradicional no município de Araguaína, o grupo se destaca nas premiações, contando com 12 títulos municipais no São João do Cerrado, além de ter sido campeã no Arraiá da Alegria, em 2015, em Tocantinópolis; e vice-campeã do Arraiá Brasil, em 2017, em Brasília.