Sexta, 26 de Abril de 2024

Música

Grupo musical Jujubas circula pelo Tocantins com resgate de canções populares

Projeto incentiva o resgate de cantigas populares, especialmente para o público infantil

Foto: Real Imagem/Divulgação
post


22 outubro, 2021 às 23:32

Com objetivo de resgatar as cantigas populares e apresentar ao público infantil de todas as regiões do Tocantins, o grupo de teatro Jujubas, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciou a turnê Circulação do Show Jujubas por várias cidades do Estado, com uma banda musical apresentando um repertório com canções do universo infantil, reunindo elementos cênicos no espetáculo.

Circulação do Show Jujubas apresenta canções clássicas do cancioneiro popular como Sambalelê, Peixe Vivo, Corre Cotia, Peixe Vivo, O Sapo, A Barata e muito mais em um formato bastante irreverente. O Grupo Jujubas é formado por Veridiana Barreto, Viviane Pereira, Frederico Garibaldi, Renan Conde, Cleyton Silva, Joseh Alberto e Pedro Sousa.

A estreia da circulação ocorreu na quarta-feira, 20, no Centro das Crianças, no município de Porto Nacional. Cerca de 100 crianças atendidas pelo projeto social prestigiaram o espetáculo, que envolveu e interagiu com o público a cada canção executada. A apresentação contou com a participação especial do Grupo Tambores do Tocantins e contou com apoio da Consaúde. Já nesta quinta-feira, 21, o Grupo Jujubas se apresentou na unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins.

Em Palmas, o projeto Circulação do Show Jujubas, se apresentará no dia 28 de outubro, às 14h30 no Teatro Sesc Palmas, com transmissão ao vivo e de graça pelas redes sociais. A entrada é franca e a limitação de público é de 100 pessoas.

Proponente do projeto e também musicoterapeuta, Veridiana Barreto explica que as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Com musicalidade e presença de rimas fáceis de memorizar, essas cantigas do cancioneiro popular são muito utilizadas na educação infantil pois estimulam a imaginação, a atenção, coordenação motora, agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre as crianças”, justificou.

“O espetáculo tem uma função importante para o setor cultural, pois possibilita que as crianças tocantinenses tenham acesso ao teatro e, principalmente, o resgate de canções infantis que estimulam o imaginário e o processo de socialização, formação e educação das crianças”, enfatizou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

Projeto

O projeto Circulação Show Jujubas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.  Além dos shows será oferecida a Oficina de Musicalização Ritmada, que será disponibilizado por meio do canal do grupo no YouTube para os parceiros e comunidade em geral.