Quarta, 24 de Abril de 2024

Semana de Museus

Informação e história na Semana dos Museus em Porto Nacional

Na região encontra-se o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional criado em 1980.

Divulgação
post
Durante as visitas, o professor, historiador e músico, Everton dos Andes mostra o papel dos dominicanos na educação e na formação cultural

17 maio, 2019 às 19:52

A Semana Nacional de Museus, que termina no domingo, 19 de maio, está sendo celebrada em Porto Nacional, cidade tocantinense que conta com um dos mais emblemáticos monumentos históricos estaduais, a Catedral Nossa Senhora das Mercês. Com 281 anos de construção, a igreja é um dos principais atrativos para os visitantes. 

A Catedral Nossa Senhora das Mercês, que é tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil, está no centro da área de preservação de Porto Nacional. Durante a semana dedicada aos museus, a prefeitura local, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, preparou uma agenda de visitas pelo centro histórico que abrange cerca de 250 edificações, além de um conjunto de ruas, largos e praças, incluindo o entorno da catedral e a Avenida Beira Rio, que margeia o Rio Tocantins.     

Na região encontra-se o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional criado em 1980 com o objetivo de abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial e conservar a memória cultural da cidade. Durante as visitas, o professor, historiador e  músico, Everton dos Andes mostra o papel dos dominicanos na educação e na formação cultural da cidade. Segundo ele, as construções e formação arquitetônica de Porto Nacional mantêm traços de origem românica e francesa.