Sexta, 29 de Março de 2024

Arte

Inventariação Turística e Cultural é retomada

O primeiro levantamento de 2022 atende aos municípios de Tupirama, Porto Alegre, Paraíso e Taipas do Tocantins

Foto: Secult-Governo do Tocantins
post


09 fevereiro, 2022 às 19:41

As ações de mobilização para a coleta de dados para o Inventário da Oferta Turística foram retomadas nesta semana, pelos municípios de Tupirama, que integra a região Vale dos Grandes Rios, e Porto Alegre do Tocantins, localizado nas Serras Gerais. O trabalho segue até domingo, 13, incluindo Paraíso do Tocantins, na Região Turística Serras e Lago, e Taipas (Serras Gerais).

A inventariação envolve o levantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos e infraestrutura de apoio ao turismo. Todas as informações serão armazenadas em uma plataforma online, a Plataforma Integrada de Turismo (PIT), e serão utilizadas para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística no Estado. A Superintendência de Projetos Estratégicos e Operações Turísticas é responsável pelo Inventário, sendo que o órgão de Turismo tocantinense já esteve em 22 municípios.

Vale lembrar que o inventário aprovado pela Secretaria de Cultura e Turismo é pré-requisito para o município participar do Mapa do Turismo Brasileiro, programa do Ministério do Turismo (MTur).

“Este trabalho é fundamental para nortear as ações do Governo do Estado visando melhorias em infraestrutura e prestação de serviços aos turistas e também para levarmos as demandas dos municípios ao Ministério do Turismo”, ressalta o secretário Hercy Filho.

Em Tupirama, a reunião de abertura dos trabalhos contou com a participação do prefeito Ormando Brito Alves, dos secretários municipais de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude, Márcio Borges, da Fazenda, Lucidalva Breda, e da Educação e Cultura, Dalva Rodrigues, da chefe de Gabinete da Educação, Dilma Moreira, da sub-secretária de Agricultura, Francisca Monteiro, e do assessor da pasta de Esporte Lucas Soares.

Já em Porto Alegre, estiveram entre os presentes o prefeito Rennan Nunes Cerqueira, os secretários de Educação, Otávio Silveira, Administração, Valetin Neto, Meio Ambiente e Turismo, Diane Rodrigues, além do presidente da Câmara Municipal, James Pimentel, e da secretária de Meio Ambiente e Turismo de Almas, Raquel Macedo.