Quinta, 25 de Abril de 2024

Culinária

Livro de receitas tradicionais de Natividade foi lançado no último sábado

Em uma live, a autora Tânia das Mercês apresentou a obra que foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc – Prêmio Emergencial do Tocantins

Foto: Divulgação
post


08 março, 2022 às 14:35

A tradição culinária de Natividade é diversificada e rica em sabores, fruto da influência dos povos africanos, portugueses e indígenas que habitaram a cidade desde sua fundação, influenciando ainda hoje a forma de viver e de se alimentar da população. Alguns dos principais pratos dessa herança cultural estão presentes no livro ColeTânia – Receitas Tradicionais de Natividade, escrito pela professora e chef de cozinha Tânia das Mercês. O lançamento da obra ocorreu no último sábado, 5 de março, em uma live transmitida pelos canais digitais Facebook e YouTube.

O lançamento do livro, cujo título ColeTânia faz um trocadilho com o nome da autora, é a realização de um projeto antigo. “Sempre quis fazer um registro da nossa culinária, da nossa cultura e disponibilizar as receitas, que estão na lista das mais populares e mais apreciadas pelos nativitanos”, explica. Segundo ela, algumas receitas foram mais difíceis de serem transcritas, sendo necessário reunir memórias, experiências pessoais e de outras pessoas da comunidade para conseguir fazer transcrições claras, com ajustes necessários, mas sem perder a essência das iguarias.

“Por isso, convidei outras mulheres de Natividade, detentoras de saberes tradicionais, para participar do projeto compartilhando seus modos de fazer e preparos que mais agradam ao paladar das pessoas ”, conta a autora. O livro tem a participação de boleiras e doceiras populares da cidade, cada uma com sua receita de destaque.

Junto com cada receita, o livro traz imagens de ingredientes, aponta seus benefícios e também resgata uma memória afetiva relacionada ao alimento. Um exemplo é a receita de Cutia, onde ficamos sabendo que a mistura de farinha com muita pimenta socada, ingerida com água, era uma “prova de valentia” nas brincadeiras de infância locais.  

Tânia conta que sempre gostou de cozinhar. Nas brincadeiras infantis com os irmãos e irmãs no quintal de casa, era ela quem comandava e já preparava “comidinhas de verdade”. E foi com a mãe, Dona Hilma, que ela despertou o talento para a culinária. Cozinharam juntas por muitos anos, tendo sempre o carinho e aconchego como temperos principais. Hoje, Tânia é reconhecida pelos parentes e amigos pelas delícias que faz.

“Projetos como este, que registram para a posteridade nossas tradições e saberes são importantíssimos para a preservação da nossa cultura; o censo de pertencimento e o orgulho das nossas raízes são fundamentais para entendermos quem somos e de onde viemos”, afirma o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, lembrando que o governador Wanderlei Barbosa é sensível a construção de políticas públicas voltadas a preservação dos patrimônios materiais e imateriais do Estado.

O livro ColeTânia - Receitas Tradicionais de Natividade é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc – Prêmio Emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, com recursos do Fundo Nacional de Cultura.