Segunda, 29 de Abril de 2024

Meio Ambiente discute com o Turismo e órgãos parceiros a adoção de práticas sustentáveis durante a temporada de praias 2024

A reunião contou com a presença dos representantes de órgãos parceiros que irão atuar diretamente nas praias

Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
post
Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

10 abril, 2024 às 08:17

A secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) representada pela secretária executiva Mônica Avelino Arrais e pela diretora de Gestão Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, participou na tarde desta terça-feira,09, de reunião com o Turismo e parceiros para definições da execução do projeto Praias 2024 na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

Conduzida pelo gestor da pasta de Turismo, Hercy Filho, a reunião contou com a presença de órgãos parceiros que irão atuam diretamente na temporada de Praias  2024 como a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado,  Secretaria de Saúde (SES-TO), da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), entre outros.

A temporada de praias é realizada em 49 municípios e uma das preocupações é com a sustentabilidade. Neste sentido, a secretária Executiva propôs a adoção de um protocolo sustentável a ser adotado pelos prefeitos que contemple sugestões de layouts, modelos de banheiros, materiais que poderão ser utilizados, acessos de segurança, destinação correta dos resíduos sólidos e demais diretrizes.” Se o turista chegar, tiver acomodações, for bem assistido ele vai voltar, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para fazer esta definição deste protocolo”,  propôs a secretária.

Também foram debatidos temas como a infraestrutura das praias, segurança dos banhistas, sinalização e tratamento dos resíduos sólidos O secretário de Turismo afirmou que as sugestões apresentadas serão discutidas com os órgãos parceiros e os prefeitos.

 Hercy Filho reforçou ainda a oportunidade que o Tocantins tem de se tornar umas das principais atrações turísticas no país com a temporada de praias, já que, enquanto no Sul o clima está sob baixas temperaturas,  o Nordeste está sob chuvas . “Aqui no Tocantins nós temos belas praias de água doce com muito sol e calor para oferecer para este turista”, afirmou.

A diretora de Educação Ambiental apresentou as ações do projeto Praia Consciente realizadas no ano passado pelo que contemplou 19 praias com orientações aos barraqueiros e banhistas sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. Erliette Gadotti falou ainda que pretende ampliar o projeto Praia Acessível este ano para permitir maior acessibilidade aos banhistas portadores de necessidades especiais com as cadeiras anfíbias.