Sexta, 26 de Abril de 2024

Faça brilhar a sua luz

Movimento pela Vida é lançado em Palmas

Este ano o evento acontece entre 19 e 22 de junho, em Taquaruçu

Divulgação/Assessoria
post
Movimento pela Vida 2018

10 abril, 2019 às 19:16

A edição 2019 do Movimento pela Vida (MPV) foi lançada na noite desta terça-feira, 9, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Com o tema “Faça brilhar a sua luz”, este ano o MPV será realizado no distrito de Taquaruçu entre os dias 19 e 22 de junho. 

Para o lançamento, foi realizada uma mesa redonda com o mesmo tema da edição deste ano. A mesa redonda contou com a participação do psicólogo Jonatha Rospide, da assistente social Mônica Brito, do administrador André Raposo e da pedagoga Nilmar Ruiz. O lançamento foi encerrado com a apresentação musical de Pietro Lamonier.

A idealizadora e coordenadora geral do Movimento pela Vida, Tânia Cavalcante, diz que a escolha do tema deste ano é uma espécie de chamado às pessoas que desejam e podem contribuir com a construção e consolidação de uma sociedade mais cooperativa e consciente da importância de sua atuação como indivíduo. 

Tânia destacou que se faz necessário trabalhar as diversas perspectivas de vida, para sermos felizes com a gente mesmo e com as outras pessoas: "O Movimento pela Vida é um exemplo de que podemos construir e contribuir para a sociedade de forma plena, voluntária, coletiva", refletiu. A coordenadora do MPV destacou o trabalho voluntário dos participantes e reiterou que todas as atividades do evento são gratuitas.

Para auxiliar o MPV, diversas entidades são parceiras, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), universidades, entidades religiosas, artistas, estudantes, profissionais liberais, movimentos sociais e de proteção ao meio ambiente. O Movimento pela vida acontecerá no Colégio Estadual Duque de Caxias e serão oferecidas 15 atividades simultâneas e em outros locais, como o Canto das Artes e o Centro Espírita Francisco de Assis, além de agenda cultural durante a noite. 


Perfis participantes da mesa redonda

Jonatha Rospide - Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em execução de políticas sociais direcionadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. Tutor do Programa de Saúde Mental do Programa Integrado de Residência Multiprofissional de Palmas/TO, supervisor da equipe de Consultório na Rua do Município de Palmas. Membro do Colegiado Gestor do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, com participação na Comissão de Direitos Humanos e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas.

Monica Brito - Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás; Especialista em Saúde Materno Infantil; Defensora de Direitos Humanos. Analista no Ministério Público do Estado do Tocantins; Membro fundadora e Secretária Executiva do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/CEDECA- TO. Especialista em direito da criança e do adolescente.

André Raposo - Graduado em Administração de Empresas - professor universitário e coach.

Nilmar Ruiz - Pedagoga, com especializações em Política e Estratégia Nacional, e em Administração Escolar. É, também, doutora honoris causa pela Faculdade de Educação Teológica da Amazônia em 2000. É coautora da Auto Reprogramação Humana, programa que auxilia as pessoas a viver melhor e ser mais feliz, dentro de uma visão integracionista.



Sobre o Movimento pela Vida

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas; as relações sociais mais harmoniosas e solidárias; o respeito à diversidade cultural e religiosa; na preservação ao meio ambiente; e, nas iniciativas de inclusão social.

Trata-se de uma frente voluntária de pessoas, entidades civis, empresas privadas e órgãos públicos mobilizados em prol de uma sociedade mais justa e solidária dedicada ao bem comum e ao desenvolvimento sustentável.

Para promover e garantir todas as formas de saber como legítimos caminhos para construção e a manutenção da qualidade de vida, a Associação Movimento Pela Vida e parceiros realiza um grande evento cultural e multidisciplinar onde são oferecidas, gratuitamente, atividades educativas e culturais, em forma de palestras, oficinas, painéis e vivências.

Facilitadores habilitados e especializados nas mais diversas áreas do conhecimento repassam e trocam informações e experiências no campo da psicologia, pedagogia, educação, saúde, esporte, meio ambiente, sustentabilidade, filosofia, administração, sociedade, política, comunicação, arte, religião e participação social.

O evento disponibiliza ainda um espaço para consultas e atendimentos terapêutico, oferecido gratuitamente aos participantes. Os interessados em participar com palestra, cursos, oficinas e vivências podem fazer suas inscrições pelo link: bit.ly/FormularioMPV (Com informações da Assessoria)