Terça, 23 de Abril de 2024

TOCANTINS

Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, será reaberto nesta terça

O prédio ficou oito meses sem visitação e recebeu novo projeto museológico

Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
post


18 novembro, 2019 às 16:50

Após passar por obras de recuperação elétrica e hidráulica, limpeza, pintura e outros reparos, o Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, será reaberto ao público nesta terça-feira, 19 de novembro, a partir das 17h. O prédio ficou oito meses sem receber visitas e recebeu novo projeto museológico. 

Primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, o Palacinho é feito de madeira de jatobá e encontra-se na ARNE 15 (Quadra 112 Norte). Atualmente, é gerido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). 

Na programação de reinauguração, haverá apresentações musicais, homenagem ao ex-governador Siqueira Campos e visitação às dependências do prédio, à sala multiuso e à sala de leitura, além da Capela Santa Rita de Cássia.

Já neste período inicial, o público poderá apreciar no Museu a expografia "O Período Palacinho 1990/91", trazendo a história dos primeiros dias de Palmas, em que a população poderá visualizar como era o Gabinete do Governador, a Vice Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, a Secretária de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia, órgão já extinto e que era responsável pelas políticas sociais no Tocantins. 

Também estará à disposição do público a mostra "No Labirinto das Bandeiras", no salão de exposições do Palacinho, com as bandeiras de municípios tocantinenses, e a sala de exibição de vídeos. 

Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio, Alline Alves Santos da Silva, está em processo a volta do plano museológico, com metas e planejamento para os próximos quatro anos, baseado na legislação da área de museus e planos museológicos de outras instituições. 

Segundo o projeto Amigos do Palacinho, que foi idealizado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Wagner Praxedes e conta com apoiadores do Museu Histórico do Tocantins, existem planos para criação de um parque urbano em sua volta, elaboração de calendário de eventos e criação de produtos com a chancela “Palacinho” para comercialização no local. Também haverá parceria entre a Adetuc e a prefeitura de Palmas para implantação e manutenção do plano paisagístico da área externa do Palacinho.