Sábado, 20 de Abril de 2024

Música

Músicos buscam apoio da Adetuc para o projeto de criação da Orquestra Sinfônica do Tocantins

Visita teve como propósito discutir o projeto de criação da orquestra sinfônica do Estado

Foto: Flávio Cavalera-Governo do Tocantins
post


24 janeiro, 2022 às 19:36

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, recebeu na manhã segunda-feira, 24, a visita dos músicos Bruno Barreto, representando o Ordem dos Músicos do Brasil no Tocantins, e do músico representante do setorial de Música do Conselho de Política Cultural do Estado, Eduardo Andrade. O encontro contou ainda com a presença do Superintende de Desenvolvimento de Cultura, Relmivam Milhomem. A visita teve como propósito discutir o projeto de criação da Orquestra Sinfônica do Estado.

De acordo com Eduardo Andrade, o projeto de criação da orquestra é antigo e vai possibilitar a estruturação de um corpo artístico oficial, tendo como mantenedora o Estado. “O projeto já foi apreciado pelo Conselho de Políticas Culturais. Nesse sentido, o apoio do presidente da Adetuc, Hercy Filho, é de fundamental importância para a criação da Orquestra Sinfônica oficial”, disse Andrade.

Segundo Bruno Barreto, a ideia do projeto é formar um grupo com músicos profissionais e iniciar um trabalho de difusão musical no Estado, tendo como base a estruturação da orquestra.

Para o presidente da Adetuc, Hercy Filho, a iniciativa é bastante relevante para a cultura do Estado, “O projeto de criação da orquestra, além de incentivar a formação de novos músicos contribui para imprimir uma identidade cultural por meio da orquestra sinfônica. Portanto, a iniciativa foi bem recebida e aguardamos a entrega do projeto para uma melhor a avaliação e encaminhamentos”, considerou.