Sábado, 27 de Abril de 2024

No Jalapão, Governo do Tocantins oferta serviços e participa do lançamento do Ponto de Inclusão Digital

Iniciativa do Poder Judiciário do Tocantins, ocorreu em Mateiros e garante acesso tecnológico aos moradores locais

rédito das fotos/ Esequias Araujo/Governo do Tocantins
post
Kaio Costa/Governo do Tocantins

26 março, 2024 às 16:44

O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar (PMTO) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), marcou presença na inauguração do Justiça Bem Aqui – Ponto de Inclusão Digital (PID), realizada nesta segunda-feira, 25, pelo Poder Judiciário do Tocantins, em Mateiros, a 306 km de Palmas. A PMTO auxiliou na logística e no policiamento da região e ofereceu atendimentos básicos de saúde, pela Diretoria de Saúde e Promoção Social nas unidades móveis ligadas à Fundação Pró-Tocantins. Já a SSP-TO esteve no município registrando e emitindo carteiras de identidade de crianças mateirenses.

Atuando efetivamente na região do Jalapão, o comandante do 13ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Bruno Coelho Mendes comentou que, para esse evento em específico, um maior efetivo de policiais atuaram para que as ações desenvolvidas em Mateiros ocorressem da melhor forma possível. "Estamos com reforços aqui, especificamente em Mateiros e São Félix, para prestar qualquer tipo de apoio em uma intercorrência”, afirmou.

Sobre o projeto de instalação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) em Mateiros, resultado de Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), o tenente-coronel Bruno Coelho Mendes ressaltou que é muito importante o Governo do Tocantins apoiar e incentivar programas desse cunho na região. "Aproxima o Judiciário do cidadão, ainda mais em uma região de difícil acesso, como é o Jalapão", completou.

Saúde para o Jalapão

A Fundação Pró-Tocantins, entidade de responsabilidade da PMTO, forneceu a Unidade Móvel de Saúde e o Odontomóvel para a realização de ações de atenção à saúde. O médico responsável pelo atendimento é o tenente-coronel Ricardo Cavalcante. Ele estava acompanhado de uma equipe formada por uma odontóloga civil e um enfermeiro militar.

O prefeito de Mateiros, João Martins, expressou a importância da ação para o município. "Por ser uma cidade bem isolada, a população daqui está muito feliz com esses serviços prestados. Hoje, a Justiça, o Governo do Tocantins e a gestão do município estão fazendo as coisas acontecerem aqui", reforçou. 
 
Carteira de Identidade para crianças

Natural de Mateiros, a professora Florismar Ribeiro da Silva, de 31 anos, aproveitou a oportunidade e levou os filhos Thayloan Alves Ribeiro, de 9 anos, e Ana Cecília Silva Nunes, de 4 anos, para tirarem a primeira via da Carteira de Identidade. Ela lembra que, na sua época, precisou esperar 14 anos para emitir sua primeira identidade. ''Essa ação reforça a cidadania dos meus filhos, isso é de extrema importância para eles", conferiu a professora.

O papiloscopista Luiz Antônio, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), órgão incumbido da confecção das Carteiras de Identidade, contou sobre a necessidade de atender uma população mais vulnerável, onde o acesso é mais difícil. "Esse projeto tem grande importância. É fundamental, é essencial e tem que acontecer sempre. Principalmente para os pequenos cidadãos, que são o futuro do nosso Tocantins", ressaltou.

Além do Governo Estadual, o evento contou ainda com os seguintes parceiros: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO); Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO); Justiça Federal (1° grau); Ministério Público do Tocantins (MPTO); Defensoria Pública Estadual (DPE-TO); Ministério Público Federal (MPF); TRT 10° região - Distrito Federal e Tocantins; Defensoria Pública da União (DPU); e a Prefeitura de Mateiros.