Quinta, 25 de Abril de 2024

Parque Estadual do Cantão realiza ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

Participaram estudantes de Caseara, município sede do Parque, até pescadores amadores e profissionais, condutores ambientais, barqueiros

Foto: Reprodução
post


13 junho, 2022 às 19:22

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da gestão do Parque Estadual do Cantão (PEC), realizou uma série de atividades dentro das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. As ações foram realizadas em Caseara, município sede do PEC, e contou com apoio da equipe de fiscalização do Instituto, em Palmas, e dos brigadistas do próprio Parque.

No dia 9, foram realizadas palestras sobre os protocolos do Manejo Integrado do Fogo (MIF), ministradas pela inspetora de recursos naturais do Naturatins, Aline Vilarinho, responsável também pela programação. Ela falou aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Trajano de Almeida sobre a importância das ações de prevenção das queimadas ilegais e dos incêndios e teve o suporte de brigadistas do PEC, que fizeram demonstração dos principais equipamentos e ferramentas utilizados por ele.

“Falamos para quatro turmas do ensino médio e eles ficaram muito curiosos em relação à demonstração prática dos equipamentos, com muitas perguntas e interação sobre nossas atividades relacionadas ao MIF”, informou Aline, complementando que quatro turmas do ensino médio participaram da atividade.

Já no dia 10, os fiscais do Naturatins reuniram pescadores profissionais e amadores, condutores ambientais, barqueiros, produtores rurais e pessoas da comunidade, na sede da Colônia de Pescadores da ZO6. Segundo Aline, foi um momento importante, quando o público presente pode tirar dúvidas sobre instruções normativas vigentes, licenças ambientais e outros assuntos relacionados e que são de interesse deles.

“Contamos também com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que esclareceu que tirou dúvidas sobre obtenção de crédito rural para pequenos produtores”, disse a inspetora.