Domingo, 05 de Maio de 2024

Podcast Mundo Criativo recebe Tião Pinheiro, Secretário de Estado da Cultura do Tocantins

9ª edição do Podcast irá ao ar nesta sexta, 05

Foto: Divulgação
post


04 abril, 2024 às 14:25

O panorama cultural no país com a recriação do Ministério da Cultura, a criação da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, a aplicabilidade das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 – agora denominada PNAB – Política Nacional Aldir Blanc – o Fundo Estadual de Cultura. Tudo isso e muito mais estará na conversa de Ronaldo Teixeira com o Secretário de Estado da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, no Podcast Mundo Criativo, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo a partir das 13h desta sexta-feira, 05 de abril. Mais informações podem ser obtidas via e-mail podcastmundocriativo@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo o Secretário Tião Pinheiro irá falar sobre tudo o que envolve a cultura no Tocantins. “Esse podcast, acredito, irá ficar na história, pois ele trará essa tão aguardada conversa com o Secretário da Cultura no Tocantins, Tião Pinheiro, para falarmos de tudo o que envolve a cultura no Brasil e no Tocantins, especialmente”, ressaltou.

 

Tião Pinheiro

Nascido José Sebastião Pinheiro de Souza em 09/05/1954 em Monte Alegre de Goiás (GO), filho da servidora pública Zenith Pinheiro de Souza e do lavrador, oleiro e músico Dionízio Gonçalves de Souza, é jornalista, radialista, escritor e compositor. Cursou o Ensino Primário em sua cidade, aos 11 anos de idade pegou carona com um hóspede da pensão de sua avó e foi parar em Suzano (SP), lá estudando por dois anos até voltar para Monte Alegre, escala para Porto Nacional, então norte-goiano, onde ficou sabendo que tinha excelência em educação no Colégio Sagrado Coração de Jesus das freiras dominicanas e no Seminário São José. Cinco anos depois de ter sido seminarista foi parar em Goiânia (GO), onde concorreu e foi aprovado em concursos e acabou optando pela atividade de aeroviário. Trabalhou como secretário em uma revista especializada em consultoria jurídica e contábil, fez seleção para Agrimensura na então Escola Técnica Federal de Goiás e antes de concluir o curso foi aprovado para Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG). Já publicava poemas em suplementos culturais de jornais locais quando foi convidado em 1978 para chefiar a equipe de Revisão do jornal Folha de Goiaz (veículo do grupo Diários Associados) e pouco tempo depois um convite para ser Revisor de Páginas (uma espécie de secretário gráfico) em O Popular, veículo do Grupo Jaime Câmara, onde foi repórter, crítico musical e subeditor do caderno de cultura.

 

Em Goiás e Tocantins, Tião construiu uma sólida carreira, conquistou prêmios no jornalismo e na literatura, fez assessorias empresarial, política e cultural e fez o Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo – hoje Instituto Internacional de Ciências Sociais (SP). Com o Tocantins criado, passou a responder também pela editoria-geral do Jornal do Tocantins ainda em Goiânia e depois já domiciliado no Tocantins, acumulou as funções de noticiarista do Sistema de Rádio do Grupo no Estado, Supervisor Editorial do jornal Daqui Palmas e Coordenador de Jornalismo da Rádio CBN (Palmas e Araguaína),  funções das quais se licenciou em março de 2021 para assumir a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins, onde ficou até fevereiro de 2023, assumindo, em março de 2023, a recém-criada Secult (Secretaria da Cultura do Tocantins) a convite do governador Wanderlei Barbosa.

 

Aos 46 anos de profissão, possui três discos e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, o franco-argentino Jean Pierre Noher, trios Yucatan e Tropical, Paulinho Pedra Azul e Maria Eugênia, Tião chega ao sexto livro de poemas com “Amorosamente”, contemplado no Edital Promic da Fundação Cultural de Palmas. É membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL), Academia Palmense de Letras (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg), e da União Brasileira de Escritores - Seccional Goiás (UBE-GO), possui títulos de cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de honra ao mérito de Barra do Garças (MS). 

 

Nival Correia – entrevistador convidado

Nival Correia de Araujo, natural de Passagem Franca (MA), onde nasceu em 28 de julho de 1973, atua como ator e produtor e diretor nas áreas de TeatroAudiovisual e Cultura Popular no Estado do Tocantins desde 1994, vindo do teatro de rua, nas praças e ruas de Palmas, Capital. Já escreveu e dirigiu cinco peças teatrais e 15 enredos para temáticas juninas, dirigiu duas séries para TV, e dois longas-metragens.

 

Conteúdo e metodologia

O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados. “No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.

 

Ronaldo Teixeira - Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", também aprovado no Promic 2019; e também o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos "Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho", no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III. E ainda teve quatro projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.

 

Serviço

O quê: Podcast Mundo Criativo recebe Tião Pinheiro, Secretário de Estado da Cultura do Tocantins

Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet

Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)

Quando: 05 de abril/2024

Horário: 13h

Informações: (63) 9 9230-3182 / podcastmundocriativo@gmail.com