Sexta, 29 de Março de 2024

Meio Ambiente

Poluição do ar é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019 incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem.

Divulgação
post
Todos os anos 7 milhões de pessoas em todo o mundo morrem prematuramente em razão da má qualidade do ar

21 maio, 2019 às 07:26

Em 2019 a China vai sediar a edição comemorativa global do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, uma data instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano a poluição do ar é o tema central da data. Todos os anos 7 milhões de pessoas em todo o mundo morrem prematuramente em razão da má qualidade do ar, das quais 4 milhões estão em países da região da Ásia e do Pacífico.  

A cidade sede do evento será Hangzhou, na província de Zhejiang. Porém, o governo chinês se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país. O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019 incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo

Conforme a ONU, este ano a China será a grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente porque demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. O país asiático, com crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho, desde 1972, e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. A ONU estima que 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030

Brasil 
No Brasil, a data é lembrada de norte a sul do país com uma vasta programação integrando a Semana Nacional do Meio Ambiente, que começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.