A Prefeitura de Porto Nacional inaugurou na última quinta-feira, 20 de junho, o Cine Clube Rios, o mais novo cinema da região, tem capacidade para 456 pessoas e apresenta um sistema digital moderno e atualizado. O lançamento ocorreu durante a 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional e representa um esforço conjunto na valorização das produções cinematográficas, inclusive regionais e nacionais.
De acordo com o cineasta portuense João Luiz Neiva Brito, a inauguração marca o retorno de Porto Nacional como referência na cultura do estado. Neiva Brito aponta que o primeiro cinema da cidade, Cine Tocantins, foi aberto no início dos anos de 1940 pelo seu avô, Luiz Neiva Moreira, durando até 1956. Após isso, o cinema foi transferido para outro proprietário, teve o nome alterado para Cine Rios e durou mais 30 anos. Depois, a cidade ainda contou com o Cine Santa Mônica.
Neste domingo, 23 de junho, o público de Porto Nacional pôde apreciar o filme “ A Massa que Faz o Pão”, do cineasta portuense e presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo do Tocantins, Hélio Brito, que foi gravado no município e venceu a categoria Mostra Tocantins, no Festival Chico. Também foram exibidos ao público os filmes "O Giro da Folia de Cima" e "Bonfim" de João Luiz Neiva Brito.