Segunda, 29 de Abril de 2024

Projeto Cinema no AP melhora rotina de pacientes internados no HGP

O projeto beneficia em média 60 pacientes, por mês, atende as alas de internação do hospital, inclusive UTIs

post
Luciana Barros/Governo do Tocantins

09 janeiro, 2024 às 15:04

Minimizar a dor, o estresse, oferecer momentos que fogem à rotina habitual, levar alegria, sorrisos e distração  ao paciente internado é o intuito do Projeto Cinema no AP, criado pelo Hospital Geral de Palmas (HGP), que auxilia os pacientes e acompanhantes durante os dias de internação. O  projeto beneficia em média 60 pacientes, por mês, atende as alas de internação do hospital, inclusive as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O  Cinema no AP funciona da seguinte forma  por meio de um rack móvel com um aparelho de TV e DVD,  que pode ir até ao quarto do usuário. Os pacientes e acompanhantes agendam o horário e escolhem o filme, de segunda a sexta-feira, no Setor de Humanização, que disponibiliza um catálogo personalizado, montado pela equipe. O cinema também pode ocorrer em outros momentos, de acordo com a solicitação da equipe ou do familiar do paciente. Após o agendamento, a TV é levada até o quarto e o filme é exibido. O paciente e o acompanhante assistirão no apartamento.

São exibidos documentários, filmes conhecidos pelo público que possam levar  uma mensagem de fé e esperança.

O motorista, morador de Porto Nacional, Celso Batista está internado realizando tratamento cardíaco no HGP e precisa passar alguns cuidados de sua saúde e ver o projeto como uma forma de distração neste período. “Vem para ajudar a gente que está hospitalizado,  distrair um pouco. Bom demais este projeto é muito útil para nós pacientes tira o stress de ficar internado”, declarou.

Saúde mental

O psicólogo do setor de Humanização Arthur Dunck Oliveira explica que "o projeto possibilita amenizar os impactos da hospitalização no paciente que está distante do seu lar e das suas atividades cotidianas. Mitiga os efeitos negativos da internação com a arte cinematográfica, auxiliando na recuperação e contribuindo com estados emocionais favoráveis ao tratamento”, declarou.

No intuito de beneficiar mais pacientes,  as instituições, empresas  ou as pessoas que desejam ser voluntárias doando TVs ou rack móvel devem procurar podem ligar no (63) 3218-7898.