Segunda, 29 de Abril de 2024

Projeto Criar, oficina gratuita de esculturas em argila, inicia neste dia 15/04 e abre uma turma noturna

Oficina será realizada no Centro Cultural Mauro Cunha em Gurupi

Foto: Divulgação
post


15 abril, 2024 às 08:48

O artista visual e artesão Emerson Filho, de Gurupi, iniciará sua oficina de confecção de esculturas em argila neste dia 15 de abril, pelo projeto “Criar”. A grande novidade é que uma turma noturna – e que acontecerá das 19h30 às 21h – foi aberta. Gratuita, ainda há vagas disponíveis e a inscrição poderá ser feita das 8h às 14h no Centro Cultural Mauro Cunha, que fica na Avenida Maranhão, entre as ruas 2 e 3, centro. Realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, o Projeto culminará com uma exposição aberta dos trabalhos realizados. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

Segundo o artista, a abertura dessa turma no período noturno é para facilitar o acesso da comunidade a esse Projeto, além das três turmas abertas para o período diurno. “Percebi que muita gente queria participar da oficina, mas sem conseguir fazê-lo durante o dia, devido aos seus compromissos familiares ou profissionais. Assim, abri essa turma da noite para facilitar e envolver mais pessoas”, ressaltou Emerson Filho.

 

“Criar”

O projeto Criar pretende elaborar e executar esculturas com a participação ativa da comunidade, através de uma oficina aberta a jovens e adultos, utilizando argila como matéria prima, no período de dois meses, de segunda a sexta-feira, seis horas por dia, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, sendo uma hora e trinta minutos para cada turma. Ao final, será realizada uma cerimônia pública com entrega de certificados aos alunos e uma exposição das esculturas trabalhadas na oficina.

 

Como medidas de acessibilidade, o Projeto contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina e na abertura da exposição. Além disso, o local público da mesma (a ser definido posteriormente) contará com rampa para acesso de cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. E ainda que no local da oficina terá bancada de trabalho que permita acomodação de cadeirantes na oficina.

 

Já como contrapartida social, uma (01) escultura produzida na oficina será doada a APAE, para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a sua causa. E uma (01) escultura será doada para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e ainda uma (01) escultura também será doada para compor o acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi. O proponente realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.

 

Sobre o artista

Emerson Leitão Filho é escultor, artesão, trabalha argila, pedra sabão e madeira, trabalhou também com ferro, realizando várias esculturas com esse material. Maranhense, mudou-se para o Tocantins, ainda criança, onde reside. Realizou oficinas de escultura em argila em várias cidades do sul do Tocantins. Fez teatro na juventude, participando ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Como artesão, já participou de várias e diversas feiras estaduais e nacionais de artesanato por todo o país.

 

Redes sociais do artista na internet:

Instagram - https://www.instagram.com/emersonleitaofilho/

Facebook - https://www.facebook.com/emerson.leitao.313

 

Serviço

O quê: Projeto “Criar”, aprovado no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no TO, abre turma no período noturno e inicia oficina neste dia 15 de abril em Gurupi

Como: Realização de oficina gratuita de escultura em argila e exposição, com quatro turmas, uma pela manhã, duas pela tarde e uma noturna, e solenidade de encerramento com entrega de certificados

Quando: entre 15 de abril e 17 de junho de 2024

Horários: 8h30 às 10h; 14h às 15h30; 15h30 às 17h e 19h30 às 21h

Vagas: abertas (limitadas)

Onde: Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão entre ruas 2 e 3, centro, Gurupi-TO)

Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com