Quinta, 25 de Abril de 2024

Indígenas

Representantes do povo Apinajé são os primeiros indígenas do Tocantins a participarem dos Jogos Estudantis Paradesportivos

Estudantes já estão classificados para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022

Foto: Henio José/Governo do Tocantins
post


02 junho, 2022 às 19:34

Três indígenas do povo Apinajé, de Tocantinópolis, viajaram mais de 500 km, até a capital Palmas, para participar dos 8º Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados entre os dia 27 e 28 de maio, e entraram para história com os primeiros indígenas a competirem nos jogos.

Jesionita Dias Pereira Apinajé, 14 anos, da Aldeia Bonito; Danilo Kunum Dias Apinajé, 13 anos, da Aldeia Cristo Rei; e Laécio Gôhkyuy da Silva Dias, 12 anos, da Aldeia Bonito, foram os três estudantes indígenas que participaram do Parajets 2022. Alunos da Escola Indígena Tekator, eles mais que participaram dos jogos, deixaram suas marcas nas competições.

De poucas palavras, mas de sorrisos largos, os três foram unânimes em dizer que a participação nos Parajets, para eles, representava um momento de "diversão". Talvez seja esse o segredo: persistir para vencer as limitações e competir. Dois deles estão classificados para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares, que ocorrerá em agosto, em Brasília. Os vencedores da regional competirão na fase nacional, no mês de novembro, em São Paulo.

Jesonita Dias Pereira Apinajé é a mais desinibida dos três participantes. Como que a porta voz dos seus companheiros ela falou da alegria em participar dos jogos e por terem saído pela primeira vez de Tocantinópolis. "Fiquei muito feliz e me diverti muito. Aqui é tudo grande, não é igual na aldeia".  

A estudante, que tem deficiência intelectual, se superou nas competições e venceu nas três modalidades em que competiu: corrida de 80 metros e 250 metros, e arremesso de peso. Já Danilo Kunum Dias Apinajé, tem deficiência física e intelectual.   Ele competiu na corrida de 80 metros e no arremesso de peso, vencendo na segunda modalidade disputada.

O estudante Laécio Gôhkyuy da Silva Dias tem deficiência física e intelectual e competiu na corrida de 400 metros, no lançamento de dardo e salto em distância. Não venceu nas competições, mas deu lições de garra e perseverança, de força de vontade. Um professor para vida.