Quarta, 28 de Maio de 2025

Seciju realiza blitz informativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação ocorreu em frente a Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins e contou com apoio da Prefeitura de Palmas

Fotos: Divulgação Seciju/Governo do Tocantins
post
Márcia Rosa/Governo do Tocantins

26 maio, 2025 às 14:39

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou, nesta sexta-feira, 23, uma blitz educativa em frente à Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins.

A ação, coordenada pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorreu em parceria com a Prefeitura de Palmas, que disponibilizou a orquestra da Guarda Metropolitana, o que desperta a atenção de quem passa e possibilita uma abordagem mais eficaz sobre o enfrentamento dessas violências. Além disso, a equipe contou com apoio dos agentes de trânsito na entrega dos informativos e na logística em toda a ação.

Durante a blitz, equipe da Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Gerência de Promoção da Primeira Infância distribuiu material informativo, com o objetivo de sensibilizar os moradores e motoristas para a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violências sexuais praticadas contra esse público.

A gerente, Rejane Pereira, ressalta que “a ação é importante, pois sensibiliza a população sobre o tema abuso e exploração sexual, além disso, promove práticas de bons tratos e dá  visibilidade às ações que o Estado têm executado em prol desta política de atendimento”.

Capacitações e palestras

Para além das ações do 18 de Maio, a Gerência vem realizando palestras e capacitações em todo o Estado sobre prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, direcionadas a servidores da rede de proteção da infância e juventude.

A superintendente, Zeroildes Miranda, também reforçou o papel da blitz no eixo da prevenção. “A blitz trata de um chamamento à responsabilidade da sociedade para garantir que crianças e adolescentes não se tornem vítimas de violação de direito e principalmente da violência sexual. Ela é super importante porque chama a atenção da população, dos que passam na avenida, e dos que ficam sabendo do movimento que acontece na cidade”, complementou.