Segunda, 25 de Novembro de 2024

Secretaria da Cultura dá posse aos novos membros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins

Conselheiros atuarão no biênio 2024-2026. Evento de posse acontece na próxima quinta-feira, 28, no auditório do Igeprev

CRÉDITO: Kadu Souza / Governo do Tocantins
post
por Ascom Secult / Governo do Tocantins

25 novembro, 2024 às 18:52

Acontece na próxima quinta-feira, 28, a partir das 8h, no auditório do Igeprev, a posse dos novos conselheiros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO). O evento será a primeira reunião do biênio 2024-2026 e também servirá para a realização da eleição da mesa diretora do órgão, composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário-executivo. Após a eleição, as próximas reuniões serão conduzidas pelo presidente eleito. 

O CPC-TO é composto por 56 conselheiros, entre membros titulares e suplentes, e é dividido entre representantes do poder público e da sociedade civil. Ao todo, são 28 membros de instituições públicas e 28 membros de câmaras setoriais distintas. Membros de instituições convidadas também participam das reuniões, que são abertas ao público. 

As 14 câmaras setoriais que compõem o conselho são: Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Música; Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afrobrasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo, e Literatura e Livro. No caso do poder público, participam do CPC-TO membros das secretarias da Cultura (Secult), da Educação (Seduc), do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Comunicação (Secom), da Cidadania e Justiça (Seciju) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de representantes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Assembleia Legislativa (Aleto). 

Também são convidados membros da Academia Tocantinense de Letras (ATL); da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado do Tocantins; de TVs e rádios públicas do estado; do Ministério Público do Tocantins (MP-TO); do Serviço Social do Comércio (Sesc - TO); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - TO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Eleição do Conselho de Políticas Culturais

O período de votação para eleição dos novos membros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins teve início no dia 27 de setembro, após a divulgação do resultado definitivo dos cadastros de eleitores e candidatos para o processo eleitoral. Com a abertura das votações, eleitores puderam votar até 2 de outubro, nos conselheiros candidatos de seus respectivos segmentos, por meio de uma plataforma on-line. O resultado definitivo foi publicado no dia 9 do mesmo mês. 

Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO)

O CPC-TO é um órgão que integra o Sistema Estadual de Cultura, criado em 4 de julho de 2007, por meio da Lei Nº 1.804. A instituição tem a missão de promover, defender, orientar, difundir e proteger a cultura no estado. Além disso, atua como entidade deliberativa, consultiva e normativa na implementação das políticas culturais no Tocantins.