Domingo, 24 de Novembro de 2024

Secretaria da Cultura leva artistas regionais para apresentação na inauguração da ponte de Porto Nacional nesta sexta-feira, 14

Everton dos Andes e Chico Chokolate apresentam-se nesta sexta-feira, 14, em um palco montado ao lado da nova estrutura

Créditos: Ascom Secult
post
por Ana Carolina Monteiro/Governo do Tocantins

14 junho, 2024 às 10:01

Como forma de celebração da cultura local, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), preparou uma apresentação regional para o público participante da inauguração da ponte de Porto Nacional Prefeito Antônio Poincaré de Andrade, que acontece nesta sexta-feira, 14, na TO-050, a partir das 18h. Everton dos Andes e Chico Chokolate se apresentam em um palco montado ao lado da nova estrutura. A dupla cantará a música "Vem pro Norte", de autoria de Everton, e considerada um convite para que pessoas de todo o Brasil conheçam as riquezas culturais da região.

"Nós temos uma infinidade de riquezas culturais, sabores, tradições... Essa música faz esse chamamento para que o povo brasileiro conheça. Existem outros "Brasis" que precisam conhecer. Esta é a mensagem que iremos deixar, coincidentemente, no dia em que será entregue este elo de Porto Nacional com o restante do estado", explica o cantor e compositor, Everton dos Andes.

Para o secretário Tião Pinheiro, a presença de Everton dos Andes e Chico Chokolate na inauguração desta importante obra simboliza a riqueza da cultura musical tocantinense e a sensibilidade e atenção do governador Wanderlei Barbosa ao setor. “A recriação da Secult foi o passo inicial do Governador no sentido de fomentar e fortalecer a cultura regional. Sua estruturação ainda em curso vai proporcionar melhores condições aos nossos fazedores culturais”, comenta.

 

Conheça os artistas regionais

 

Everton dos Andes é um multifacetado artista e pesquisador da cultura popular tocantinense e brasileira. Cantor, compositor, escritor e poeta, possui uma vasta formação acadêmica, com graduação em História e Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de pós-graduação em História Social e especializações em História da África, da Cultura Afro-brasileira e do Negro no Brasil pela mesma instituição. Como ator e cineasta, participou de diversos filmes e é o criador de projetos como o espetáculo "A Caçada da Boiúna e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional".

Chico Chokolate, cujo nome de batismo é Francisco de Sousa Pereira, é um cantor e compositor natural de Colméia (TO). Iniciou sua carreira musical no início dos anos 80 como crooner de bandas de baile e, desde então, gravou três discos solo com canções autorais. Vencedor de diversos festivais de música regional no Estado do Tocantins, Chico atualmente reside em Gurupi, no sul do estado, onde trabalha como radialista e ativista cultural. Além disso, exerce a função de relações públicas na Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi (ASCOMG).

 

Atrações nacionais

 

Além das atrações regionais, o Governo do Tocantins também traz para o evento de inauguração a apresentação da cantora Manu Bahtidão e de Tony Guerra e Forró Sacode, a partir das 20h. Também participarão da solenidade o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, secretários de Estado, autoridades e comunidade em geral.

 

Nova estrutura rodoviária

 

Localizada estrategicamente sobre o Rio Tocantins, a nova ponte é uma ligação importante no transporte rodoviário do Estado. A estrutura, que se estende por 1.488 metros e um total de 90 vigas de concreto, conecta regiões e facilita o fluxo de pessoas e mercadorias. A construção é avaliada em R$ 149 milhões, provenientes do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília, e a execução foi feita pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto)