Quarta, 28 de Maio de 2025

Secult alerta para o fim do prazo de adesão ao Ciclo 2 da Política Aldir Blanc

Com mais de R$ 55 milhões disponíveis, nove municípios tocantinenses correm o risco de ficar fora da maior política de fomento cultural do país

Foto: Divulgação
post
Por Marcelo Rodrigues

26 maio, 2025 às 13:15

A Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) alerta os municípios quanto ao prazo final para que solicitem adesão ao Ciclo dois da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O prazo encerra nesta segunda-feira, 26.

O Tocantins receberá um total de R$ 55.287.846,08 e, para que os municípios recebam parte do valor, devem fazer a solicitação. "Hoje é o último dia para a adesão à Política Nacional Aldir Blanc, uma das maiores políticas de fomento cultural do país. Não deixe de aderir para que o Tocantins chegue a 100% de adesão, a exemplo do que aconteceu no primeiro ciclo", reforça o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro.

"Estamos acompanhando de perto, caso a caso, os 9 municípios do Tocantins que ainda não aderiram à Política Nacional Aldir Blanc. É um trabalho de diálogo, convencimento e, em alguns casos, de superação de limitações técnicas. Recebemos o compromisso dos gestores de que todos irão aderir. Seguiremos monitorando até o fim do dia, com muita fé e confiança de que o Tocantins atingirá 100% de adesão a essa importante política pública de fomento à cultura e descentralização de recursos de forma nacionalizada", disse o coordenador do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém.
A solicitação permite que os recursos da cultura, destinados pelo Governo Federal, cheguem aos municípios. Até o momento, nove municípios não solicitaram a adesão. São eles Aliança do Tocantins, Chapada de Areia, Esperantina, Goianorte, Itapiratins, Lagoa do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tupiratins.

Gestores e gestoras dos municípios tocantinenses podem acessar a plataforma TransfereGov (portal.transferegov.sistema.gov.br) e enviar o Plano de Ação.

A adesão dos municípios à Política Nacional Aldir Blanc é fundamental para garantir que os recursos cheguem à ponta e fortaleçam as iniciativas culturais em todo o Estado. Com a formalização da adesão, os fazedores de cultura locais terão mais oportunidades para desenvolver seus projetos, preservar manifestações tradicionais e estimular a economia criativa.