A Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) participa da caravana do projeto Vida de Mulher – Semente de Cuidado e Transformação, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), que percorre diversos municípios tocantinenses levando serviços gratuitos e ações voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina.Durante a programação itinerante, a Secult participa com atendimentos para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. Somente na etapa realizada em Tupirama, nesta segunda-feira, 26, foram registrados 18 cadastros de artesãs no sistema.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins, Núbia Cursino, a presença da Secult no projeto reforça o compromisso com a interiorização das políticas culturais no Estado.
“A emissão da Carteira Nacional é fundamental para garantir o reconhecimento profissional dos artesãos, além do acesso a programas sociais, participação em feiras, editais e ações de fomento. Levar o atendimento até os municípios garante que os artesãos tenham acesso a esse serviço sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. Essa presença nos territórios fortalece o artesanato local e aproxima o poder público de quem faz a cultura acontecer”, afirmou a coordenadora Núbia.
Após Tupirama, a equipe estacionou em Itacajá. Já nesta quarta-feira, 28, as atividades ocorrem em Palmeirante, seguindo para Brasilândia na quinta-feira, 29.
Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil
O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) foi desenvolvido com o propósito de reunir informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados, o sistema permite o cadastramento único dos artesãos do Brasil, reunindo informações em âmbito nacional.
Por meio do Sicab, é realizada a emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento de identificação válido em todo o território nacional, com validade de seis anos.
Projeto Vida de Mulher – Semente de Cuidado e Transformação
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), unindo apoio técnico, orientação e atendimento direto à população.
Além das informações sobre a Carteira Nacional do Artesão, durante a programação também foram oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, assistência e orientação profissional, além de atividades educativas e de bem-estar. Entre os serviços disponibilizados estiveram atendimentos médicos, ginecológicos, nutricionais e psicológicos, orientações odontológicas e jurídicas, palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher e empreendedorismo, atividades físicas, cursos de maquiagem e panificação, corte de cabelo, cuidados estéticos e emissão de carteira de trabalho digital.
Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no Norte do Estado durante caravana do projeto Vida de Mulher
Em Tupirama, foram realizados 18 cadastros; caravana segue para Itacajá, Palmeirante e Brasilândia
Foto: Divulgação

