Segunda, 29 de Abril de 2024

Sedes comemora Dia da Consciência Negra com roda de capoeira nesta segunda, 20

Feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi dos Palmares

Foto Divulgação
post
Edição: Denis Rocha/Secom

20 novembro, 2023 às 14:40

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra - data que remete à reflexão sobre a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) celebra a data com roda de capoeira, na sede do órgão, na Avenida LO-1, a partir das 18 horas, quando também acontece uma degustação de feijoada.  

A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, destaca que além disso, durante toda a semana, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital executarão atividades relativas à data e sobre a celebração da cultura afro-brasileira, a exemplo da palestra ‘Diversidade cultural, indígenas e quilombolas no Tocantins’, que acontece no Cras Karajá II, na próxima sexta, 24, às 9 horas. A condução da atividade será feita pela palestrante, Camelice Ribeiro, com orientação de Wendell Ferraz. “Cada Cras estará desenvolvendo ações com foco na conscientização e reflexão sobre essa importante data”, lembrou. 

 

Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro celebra-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte — no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea. (Fonte: Universidade Zumbi dos Palmares)


 

Texto: Lorena Karlla Mascarenhas/Sedes