Segunda, 29 de Abril de 2024

Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo tem estreia de “Servidão”, novo documentário do cineasta Renato Barbieri, que terá exibição dia 2 de fevereiro, às 19h

Com narração de Negra Li

Foto: Divulgação
post


22 janeiro, 2024 às 17:39

Com iniciativa da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), em parceria com a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Comissão Pastoral da Terra (CPT), e Cine Sesc de Palmas (502 Norte), traz à capital tocantinense o renomado diretor do premiado filme "Pureza" (2022), Renato Barbieri, que estará presente para apresentar seu mais recente documentário: Servidão.

 

O evento acontecerá no Cine Sesc do Centro de Atividades Sesc de Palmas, na 502 Norte, na sexta-feira, às 19h, com entrada franca. O documentário "Servidão" lança luz sobre a realidade do trabalho escravo contemporâneo, com foco nas questões que permeiam a Amazônia brasileira.

 

Após a exibição do filme, o público será convidado para uma roda de conversa com a presença do diretor Renato Barbieri e do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, que participa do documentário, além de diversos representantes das organizações atuantes no combate ao trabalho escravo.

 

 

Sobre Servidão

 

Com narração da artista Negra Li, Servidão é um contundente registro sobre uma das maiores mazelas do Brasil. Para o longa-metragem, foram ouvidos trabalhadores rurais escravizados em frentes de desmatamento no norte do Brasil e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à escravidão sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos. A Lei Áurea aboliu a escravidão clássica, que dava direito de propriedade e comércio dos escravizados, mas não transformou as relações de trabalho, que perduram até os dias de hoje.

 

“O filme nasce como uma peça de resistência no combate ao trabalho escravo, com conceitos relevantes de como se opera a mecânica escravagista contemporânea no Brasil e de como a resistência abolicionista vem se organizando e ganhando força ao longo das últimas décadas. Estou certo de que, passados 135 anos da Lei Áurea, caberá à nossa geração o combate e a erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Somente com a sociedade como um todo, tomando para si o projeto abolicionista, isso um dia será possível. Fato é que não podemos mais adiar isso”, declara o diretor Renato Barbieri.

 

“Um documentário como esse, ao inundar a população de informação, acaba adubando ações da sociedade civil, políticos e empresários, exatamente para desferir um golpe no coração do trabalho escravo moderno”, comenta o jornalista Leonardo Sakamoto, que participa do documentário.

 

Outra testemunha convocada para depor, o frei Xavier Plassat, da CPT e da COETRAE-TO, ressalta como “a permanência do trabalho escravo em nosso meio coloca cada um de nós perante um radical desafio, pois questiona nossa própria humanidade: se o outro pode ser tratado pior que animal, quem sou eu então?”

 

Ao longo de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma extensa conexão com o cinema de impacto social. O cineasta radicado em Brasília há mais de três décadas, já realizou diversos filmes e séries sobre temas ligados à negritude, africanidade e escravidão moderna, como Pureza e Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás.

 

Parceiros

 

Este filme conta com o patrocínio do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Ministério da Cultura (MinC) e apoio de: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – Espírito Santo (TRT17 – ES), Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), The Exodus Road, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

 

Servidão estreia nacional no dia 25 de janeiro, nos cinemas de todo o país. https://www.youtube.com/watch?v=T71ECB8k9gA.

 

Sobre a GAYA Filmes

 

Produtora brasileira independente sediada em Brasília (DF), com 38 anos de experiência em “cinema de impacto” com excelência artística e vasto portfólio de longas, médias e séries nos formatos documentário, ficção e animação.

Nosso “cinema de impacto” social e ambiental é ancorado na investigação do real e para isso contamos com um robusto corpo de pesquisadoras/es, uma consistente “rede institucional e social” (que vem ampliando em escala macro regional e internacional) e um vibrante Núcleo Criativo que, juntos, buscam incessantemente pautar temáticas inadiáveis, ampliar visões, inspirar transformações e adotar novos paradigmas. Acreditamos no cinema e no audiovisual como poderosas ferramentas de sensibilização, consciência e engajamento. Para isso, buscamos parcerias no Brasil e no mundo.

 

Sobre a distribuidora O2 Play

 

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram quase 100 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão - Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

 

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar; e Priscilla, o mais recente e aguardado drama da diretora e roteirista vencedora do Oscar® Sofia Coppola.

Mais informações no site da O2 Play.

 

Serviço

 

O que é?

  • Estreia do documentário "Servidão";

Onde?

  • Centro de Atividades Sesc Palmas – CineSesc;

  • Endereço: Q. 502 Norte Avenida LO 16, s/n - Plano Diretor Norte, Palmas - TO, 77001-562;

Quando?

  • 02 de fevereiro de 2024;

  • Das 19h às 22h;

Quem participa?

  • Diretor Renato Barbieri;

  • Jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto.

 

 

Informações

Em Palmas – Secretaria da Cidadania e Justiça

Marcos Miranda – (63) 981253768

Em Brasília - Polidea Comunicação

Ellen Martins e Alexandre Rigonato

61-99255-2995/ 61-998565678

ellen@polideacomunicacao.com.br