Sábado, 27 de Abril de 2024

Semana Santa revela a fé do tocantinense e o potencial do turismo religioso

Governo do Tocantins, por meio da Setur, tem apoiado atividades religiosas como forma de atender a demanda da população

Foto: Flávio Cavalera_Governo do Tocantins
post
Ascom Setur/ Governo do Tocantins

27 março, 2024 às 17:04

Estado conhecido por importantes manifestações de fé, o Tocantins tem no turismo religioso um potencial de desenvolvimento acessível a todos. Para pessoas religiosas, a Semana Santa é o momento de celebrar a ressurreição de Cristo. Mas também há espaço para aqueles que buscam apenas o aspecto cultural de eventos tradicionais.

A tradição católica se estende por todo o Estado, geralmente acompanhada por uma programação com missas, procissões e a reprodução teatral da Via Sacra. Mas apresenta maior potencialidade como atração turística nos municípios mais antigos e em alguns que vivenciaram um movimento espontâneo de fiéis, como é o caso de Paraíso do Tocantins.

Paraíso

Em Paraíso do Tocantins (63 km de Palmas), município presente no Mapa do Turismo do Estado, as celebrações tiveram início no domingo, dia 24, com a Procissão e Missa de Ramos. O evento, que contou com a participação de centenas de pessoas, marcou o início de uma semana repleta de momentos de reflexão e devoção.

A programação é realizada pelas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José Operário, com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo. As atividades religiosas ocorrem diariamente, mas seu ápice são aquelas realizadas na Capela Santa Cruz, no alto da Serra do Estrondo, que atraem milhares de fiéis e turistas ao principal cartão postal de Paraíso.

A Serra do Estrondo receberá nesta quarta, 27, procissão e missa às 19h30, seguida de representação da Paixão e Morte de Cristo, com o grupo Parábola. A Subida da Penitência e Via Sacra ocorrerão na Sexta Santa, a partir das 5h30, e, no sábado, 30, atletas profissionais e amadores participarão da sexta edição da Corrida Ecológica da Aleluia, às 7 horas.

Porto Nacional

Conhecido como berço da cultura tocantinense, o município de Porto Nacional (70 km de Palmas) também integra o Mapa do Turismo e pode ser uma boa opção para quem busca sair da rotina neste feriado. Além da proximidade com a Capital, conta com seu centro histórico tombado como patrimônio histórico e artístico, o que garante a preservação de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês, única do Tocantins construída por freis dominicanos, inspirada na Basílica de Sain Sernin, na cidade francesa de Toulouse.

Natividade

Sem dúvida, Natividade (220 km de Palmas) é ponto de interesse dos admiradores de história e cultura. A cidade centenária tombada como patrimônio histórico e artístico é conhecida não apenas pelas beleza de seus casarões e igrejas, como também pela preservação de suas festividades religiosas.

O Encontro das Folias é um dos momentos marcantes da Semana Santa, realizado no Domingo de Páscoa, dentro de uma extensa programação iniciada na semana anterior, Domingo de Ramos. É no “Redondo”, área circular localizada na Praça da Matriz que os grupos de foliões encontram-se para entoar seus cantos e partirem oficialmente para o giro de 40 dias, que culminará nos Festejos do Divino Espírito Santo. Uma festa de cores e fé!

Visite também

O Tocantins respira fé! Em Arraias, é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. As cidades de Conceição do Tocantins, Chapada da Natividade, Dianópolis, Monte do Carmo, Nazaré, Araguacema, Tocantinópolis, Tocantínia, Pedro Afonso, Taguatinga, entre outras também contam com lindas igrejas e programação para os fiéis locais e visitantes até o próximo domingo, 31 de março.

“A Semana Santa é uma data com vários significados, principalmente para os cristãos, mas também ressalta este potencial imenso, rico, que ressalta nossa cultura e tradições preservadas pela sociedade tocantinense”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, lembrando que o apoio às festividades religiosas é uma das orientações do governador Wanderlei Barbosa.

 

Praça da Matriz, em Natividade, é palco do encontro das folias, sempre no domingo de Páscoa