A convite da Aproest (Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, realizou nesta terça-feira, 4, uma visita técnica ao Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins, onde conheceu o projeto Bioaçaí, de plantação de açaí nativo da Amazônia, localizado em Lagoa da Confusão.
A agenda foi conduzida pelo presidente da Aproest, Wagno Milhomem, e contou com a participação do secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), César Halum; do gestor executivo das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Wilson Sousa e Silva; do vice-presidente do Itertins (Instituto de Terras do Tocantins), Herbert Martins; além de lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva da região.
Com mais de R$ 11 milhões em investimentos, o projeto Bioaçaí tem como objetivo estruturar a cadeia produtiva do fruto no Tocantins. A área de 135 mil hectares abriga cerca de 270 mil mudas de açaí nativo da Amazônia, sendo considerada uma iniciativa pioneira no estado.
O encontro foi encerrado com um jantar institucional, voltado à apresentação do projeto e ao diálogo com os produtores da região. Antes do jantar, o anfitrião Wagno Milhomem fez uma breve exposição sobre o Polo de Agricultura Irrigada, que abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Dueré, com a meta de alcançar 225 mil hectares irrigados até 2030, beneficiando mais de 110 mil pessoas.
Durante sua fala, o presidente da Aproest destacou o comprometimento dos produtores em atuar de acordo com o modelo de competitividade sistêmica, que integra todos os elos da cadeia produtiva de forma sustentável.
Ele também ressaltou a importância da Portaria nº 2.880/2024, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que reconheceu o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins — o primeiro do tipo na Região Norte do país. Atualmente, o Polo conta com 150 mil hectares de produção irrigada.
“Temos hoje um potencial enorme dentro do nosso Polo. Todo esse potencial de expansão da agricultura sustentável deve ser utilizado na geração de mais riqueza para o Estado”, afirmou Wagno Milhomem.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, agradeceu o convite e reforçou o empenho do Governo do Tocantins em trabalhar em conjunto com o setor produtivo, buscando soluções integradas que fortaleçam a competitividade do agronegócio de forma alinhada à agenda ambiental.
Divaldo citou ainda a reunião realizada na última sexta-feira, 31, na Semarh, com entidades representativas do setor produtivo, ocasião em que foram apresentadas as medidas adotadas a partir da pauta propositiva entregue pela Frente de Entidades do Agronegócio Tocantinense (Feato) em outubro deste ano.
O secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum, encerrou a agenda reforçando o alinhamento entre o setor produtivo e o Meio Ambiente.“Estamos juntos e vamos continuar juntos”, declarou.
Programa Floresta Mais
Por fim, o secretário Divaldo Rezende convidou os produtores para o lançamento do Programa Floresta Mais, que reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais, proprietários ou possuidores de imóveis com até quatro módulos fiscais, por meio do pagamento por serviços ambientais pela conservação de vegetação nativa.
O lançamento será realizado na próxima sexta-feira, 7, às 9h, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com recursos do Fundo Verde do Clima (GCF). No Tocantins, o programa é executado em parceria com a Semarh e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).


