Domingo, 02 de Novembro de 2025

ATI participa do 2º TocantinsTech com apresentação de cases de inovação do Governo do Estado

Presidente Afrânio Vilar representou o governador Laurez Moreira na abertura do evento; servidores apresentaram os projetos “TIA”.

Foto: Divulgação
post
Thalia Batista/Governo do Tocantins

02 novembro, 2025 às 09:47

A Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) participou da 2ª edição do TocantinsTech - Encontro dos Profissionais de Tecnologia do Estado do Tocantins, realizada de 29 a 31 de outubro, em Palmas. Representando o governador Laurez Moreira, o presidente da ATI, Afrânio Vilar, compôs a mesa de abertura no primeiro dia de evento, destacando o apoio do Governo do Tocantins ao fortalecimento do ecossistema de inovação e transformação digital.

"É uma honra representar o governador Laurez Moreira na abertura deste evento tão importante para o nosso estado. O TocantinsTech demonstra a força e a capacidade dos nossos profissionais de TI. E a ATI está aqui para contribuir com essa troca de conhecimentos, apresentando os avanços que estamos implementando no serviço público", afirmou o presidente da ATI, na ocasião.


A cerimônia de abertura contou também com representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO), da Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), da Prefeitura de Palmas, além de diversas instituições parceiras.

A palestra de abertura foi proferida pelo desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com o tema Inteligência Artificial Generativa e Desenvolvimento Humano. Diante de um auditório lotado, o magistrado propôs uma reflexão profunda sobre o papel da tecnologia e da consciência humana, citando pensadores como Raymond Kurzweil, Michel Foucault e Zygmunt Bauman.

“A tecnologia não pode ocupar o lugar da consciência humana. Ela precisa estar a serviço da dignidade”, destacou o desembargador, ressaltando que, mesmo diante de algoritmos cada vez mais complexos, é o valor da vida humana que deve permanecer como medida ética no uso das ferramentas tecnológicas.

Em sequência, o neurocientista Leandro Mattos, cofundador e CEO da Cognisigns, apresentou a palestra Disrupção: o que acontece quando tecnologias se unem para redesenhar o mundo?, abordando os impactos da convergência tecnológica na sociedade e nas organizações públicas.

Participação do Governo de Tocantins

A ATI e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) integraram a programação técnica com a apresentação de três projetos estratégicos do Governo do Tocantins, sendo eles:  TIA – Tocantins Inteligência Artificial, conduzido pelo especialista em Inovações Tecnológicas da ATI, Vagner Cassol; Cloud Privada do Governo do Tocantins, apresentada pelo especialista em DEVOPS, Edival Mittelstad; e Sistema PROTEGE - Inteligência de Dados na Prevenção, Monitoramento e Proteção contra Incêndios Florestais no Cerrado Tocantinense, apresentado pelo subtenente do CBMTO, Bruno Morais.

A participação da ATI no TocantinsTech reforça a posição do Governo do Tocantins como referência regional em inovação e transformação digital, com investimentos contínuos em tecnologia da informação e em soluções que ampliam a eficiência da gestão pública e aprimoram os serviços oferecidos à população.

“Estamos construindo um governo cada vez mais digital, eficiente e voltado para o cidadão. Participar do TocantinsTech é reafirmar esse compromisso com a inovação e com o futuro do Tocantins”, concluiu o presidente da ATI .

Sobre o evento


TocantinsTech é o maior evento do setor no estado, que reuniu principais nomes da área para discutir inovações e fomentar o desenvolvimento digital tocantinense. Promovido pela Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO), com o apoio da UFT e MP/TO, o evento teve como tema central a Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Corporativos e Cibersegurança, reafirmando seu compromisso com a inovação e a transformação tecnológica na gestão pública.

A programação contou com palestras e apresentações técnicas de especialistas renomados, abordando desde os impactos sociais da inteligência artificial até cases práticos de aplicação no setor público. Além disso, o evento incluiu visitas a estandes, sessões de networking e momentos de integração, proporcionando um ambiente completo para troca de experiências e aprendizado.