Quinta, 25 de Abril de 2024

TOCANTINS

Babaçu e as quebradeiras de coco são temas de mostra que será aberta nesta quinta, 10, em Palmas

Dona Raimunda Quebradeira, chef Maria Ruth Almeida e Genésio Tocantins serão homenageados na abertura

Divulgação
post


09 outubro, 2019 às 13:35

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a partir das 19h, será aberta a exposição ‘Babaçu – a Força da Mulher Tocantinense - Uma história contada em tela’, no Salão de Exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A mostra é da artista visual Maria do Rosário, a Madu, trazendo inspirações no babaçu e nas quebradeiras de coco, e contará com 22 telas e quatro pinturas em telhas. 

De acordo com Madu, que também é aluna do Centro de Ensino e Treinamento Artístico da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o trabalho se originou a partir de uma pesquisa para a criação de telas no curso em que acabou se encantando pelas palmeiras de babaçu. "Quando chegou para escolhermos um tema no curso comecei a pesquisar sobre o Tocantins e vi o babaçu, fui pesquisando e descobrindo mais coisa, como as quebradeiras. Me encantou justamente a simplicidade, o trabalho das quebradeiras e a paisagens que gosto muito", destacou. 

Ainda nas pesquisas, Madu encontrou as histórias de Dona Raimunda Quebradeira, da chef Maria Ruth Almeida, que já foi quebradeira, e de Genésio Tocantins, que retrata em suas músicas a beleza do Tocantins e é autor da música ‘Coco Livre S/A’, personalidades que serão homenageadas na abertura da mostra. 

Para Ronan Gonçalves, Rogo, curador da exposição, a arte de Madu é espontânea e traz a criatividade autêntica feminina. "É a arte do fazer artístico instintivo da maturidade, é onde a artista expande seu universo. Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos simplórias que executa o trabalho artístico", ressalta Rogo.