Sexta, 29 de Março de 2024

ESPORTE

Carlesse sugere Ilha do Bananal como nova rota no Tocantins a representantes do Rally Sertões

Competição começa atividades no próximo mês e vai percorrer 40 cidades do Brasil, duas delas no Tocantins.

Washington Luiz/ Governo do Tocantins
post
A ilha concentra uma grande área de preservação e possui parte como parque nacional e outra como parque indígena. 

03 julho, 2019 às 21:23

Nesta quarta-feira, 3 de julho, a diretora comercial e o CEO do Rally Sertões, Leonora Guedes e Joaquim Monteiro, foram recebidos pelo governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, para a apresentação da competição, considerada a maior da categoria no continente americano. 

Em 2019, o trajeto começa no dia 24 agosto, em Campo Grande (MS), com previsão de chegada no dia 1º de setembro, em Aquiraz (CE), em um percurso que atravessa 40 cidades em seis estados do país, incluindo os municípios de Porto Nacional e São Felix do Tocantins. 

Na reunião, Carlesse demonstrou apoio ao projeto e também sugeriu que novos roteiros, com grande potencial turístico no Tocantins, mas ainda desconhecidos do público nacionalmente, fossem explorados. O governador citou a Ilha do Bananal como exemplo. A ilha, com aproximadamente 25 mil km², é considerada a maior ilha fluvial do mundo, estando localizada entre os rios Javaés e Araguaia. São limítrofes  a ela os municípios de Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Marianópolis e Pium. A ilha concentra uma grande área de preservação e possui parte como parque nacional e outra como parque indígena. 

Joaquim Monteiro, destacou que há um projeto para que o Rally Sertões também realize atividades de cunho social nos locais por onde passa, prestando atendimento médico nas áreas de ginecologia e oftalmologia, e de serviços odontológicos. Além do mais, a organização está trabalhando para quem em 2022 a competição tenha um trajeto do Oiapoque ao Chuí, celebrando os 30 anos do Sertões e o bicentenário da Independência do Brasil.

Programação do rally Sertões 2019:

Etapa 1: Campo Grande (MS)/Costa Rica (MS): 487 km

Etapa 2: Costa Rica (MS)/Barra do Garças (MT): 639 km

Etapa 3: Barra do Garças (MT)/São Miguel do Araguaia (GO): 727 km

Etapa 4: São Miguel do Araguaia (GO)/Porto Nacional (TO): 571 km

Etapa 5: Porto Nacional (TO)/ São Félix do Tocantins (TO): 435 km

Etapa 6: São Félix do Tocantins (TO)/Bom Jesus (PI): 542 km

Etapa 7: Bom Jesus (PI): 542 km/Crateús (CE): 938 km

Etapa 8: Crateús (CE)/Aquiraz (CE): 405 km