Terça, 04 de Novembro de 2025

Cefau recebedois colares de rastreamento para soltura e monitoramento de animais silvestres

Equipamentos foram entregues pelo Ibama, e serão utilizados para monitorar os deslocamentos, a adaptação e o comportamento dos animais.

Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
post
Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

04 novembro, 2025 às 19:10

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), recebeu nesta terça-feira, 4, dois colares de rastreamento via GPS e uma antena de apoio, que irá compor o conjunto de dispositivos utilizados no monitoramento dos animais.

Os equipamentos foram entregues pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e serão utilizados no monitoramento de animais silvestres reabilitados, permitindo acompanhar os deslocamentos, adaptação e o comportamento dos animais após a soltura na natureza.

Os colares de rastreamento, serão destinados a um felino de grande porte e para um tamanduá. A antena será instalada na sede do Cefau e servirá de apoio para os dispositivos.

Segundo a coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca, os novos equipamentos representam um avanço significativo para a unidade. “Os colares de GPS serão utilizados em animais silvestres durante a soltura, permitindo o acompanhamento remoto e garantindo uma reintrodução mais segura e assertiva. Com esse monitoramento, conseguiremos avaliar se os animais estão bem adaptados ao ambiente natural. Esses colares têm um custo elevado e são fundamentais para as pesquisas e avaliação da eficiência das solturas. Estamos muito felizes, pois é a primeira vez que o Cefau recebe esse tipo de equipamento. Essa entrega reforça o acordo de cooperação com o Ibama, unindo dois órgãos que trabalham pelo mesmo propósito, a conservação da fauna”, explicou.

O superintendente do Ibama no Tocantins, Leandro Milhomem, destaca que os colares representam um importante avanço na cooperação técnica entre o Ibama e o Naturatins. “Estamos fazendo a entrega de dois colares com rastreamento, um para uma onça e outro para tamanduá. É um avanço grande nessa parceria que iniciamos a partir do acordo de cooperação entre os órgãos. Esse trabalho conjunto fortalece a gestão compartilhada da fauna tocantinense e contribui para o avanço das políticas públicas de conservação no estado”, destacou