Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional têm até o dia 15 de setembro para realizar conferências em seus municípios. A convocação é do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO) que pretende obter o panorama da segurança alimentar e nutricional no estado e debater temáticas como melhorias no abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, que podem contribuir com o aumento do acesso a alimentos adequados para o consumo.
Os dados obtidos nas conferências municipais vão ancorar as discussões da 5ª Conferência Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como tema “Fome, Pobreza e Segurança Alimentar no Estado do Tocantins”. O evento será realizado em Palmas nos dias dias 24 e 25 de outubro deste ano e vai contar com a participação de aproximadamente 300 pessoas dos 139 municípios tocantinenses. Entre os convidados estão representantes da sociedade civil, do poder público, produtores da agricultura familiar e beneficiários das políticas sociais.
Segundo o presidente do Consea/TO, Daniel Barbosa dos Santos, os dados das conferências municipais serão importantes para ações mais impactantes nos pontos mais frágeis no Tocantins. “O objetivo é construir propostas com respaldo nas informações dos municípios, e apresentá-las ao Estado, em busca de uma melhor atuação e desenvolvimento das ações que abrangem a segurança alimentar”, destaca Santos.