O Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) realizou, na tarde desta terça-feira, 21, a 5ª reunião ordinária de 2025, que marcou a posse de novos conselheiros e o debate de temas estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas de segurança no Estado. O encontro ocorreu no Gabinete de Gestão Integrada do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Palmas, e foi conduzido pelo presidente do Conesp e secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo.
Durante a reunião, foram empossados como novos membros do Conselho os seguintes representantes: Valcelir Borges da Silva, Gustavo Toledo Vaz de Mello, Maxuell dos Santos de Souza (CEL QOBM), Priscila Wieczoreck Spricigo Cadore, Paula Fabrine Andrade Pires e Wanderson Santana Rocha.
Além da aprovação da ata da 4ª Reunião Ordinária, realizada em agosto, os conselheiros debateram um dos principais pontos da pauta: a violência nas comunidades indígenas. O tema foi apresentado pela secretária dos povos originários e tradicionais, Narubia Werreria, com foco em identificar desafios e propor estratégias integradas entre os órgãos de segurança e as instituições que atuam na proteção desses povos. Foi deliberada a criação de uma comissão para apresentar medidas em um prazo de 60 dias.
Também foi apresentado pela Polícia Rodoviária Federal um panorama sobre ocorrências de acidentes de trânsito no Tocantins. O tema foi discutido em reuniões anteriores e vem sendo acompanhado pelo Conesp/TO.
A reunião também abriu espaço para informes gerais e alinhamento de novas ações voltadas ao fortalecimento da atuação do Conselho em todo o Estado. O próximo encontro será no mês de novembro.
O Conesp é um conselho colegiado de caráter consultivo e deliberativo e tem como missão propor, acompanhar e avaliar políticas e estratégias voltadas à promoção da segurança pública e da paz social no Tocantins.