Quinta, 25 de Abril de 2024

Jalapão

Consórcio intermunicipal como alternativa para desenvolvimento da região do Jalapão

O objetivo é unir forças visando a busca de recursos necessários ao desenvolvimento sócio econômico da região.

Divulgação
post
O prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro assumiu interinamente a presidência do consórcio.

23 maio, 2019 às 14:28


Prefeitos e primeiras-damas de oito  municípios que compõem a região do Jalapão se reuniram esta semana na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, para criar um consórcio municipal. O objetivo é unir forças visando a busca de recursos necessários ao desenvolvimento sócio econômico da região. Entre as áreas de maior preocupação desses administradores estão turismo, saúde, estradas para romper o isolamento e gestão sustentável que garanta o equilíbrio do meio ambiente.


Prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro assumiu interinamente a presidência do consórcio. Para ele, sem nenhum planejamento, a região atraiu repentinamente a atenção de turistas interessados em conhecer as belezas naturais do Jalapão. Mas, não apenas dos viajantes. Investidores também encontraram na área um grande filão, por isso é preciso que o poder público se una para atender tamanha demanda. “Com a criação do consórcio será possível carrear recursos para os municípios de maneira séria e responsável”.


Um protocolo de intenções está em fase de elaboração para ser assinado por cada ente associado. O documento precisa ser submetido à Câmara de Vereadores dos municípios que integram o consórcio. “É a alternativa para que investimentos cheguem de maneira mais substancial e simétrica, além do trabalho integrado em busca do desenvolvimento sustentável”, explica o jornalista Goianyr Barbosa, escolhido para ajudar na implantação do consórcio. 

O grupo volta a se reunir no final do mês na cidade de Lizarda quando será escolhido o presidente definitivo. Na vertente dedicada às primeiras-damas assumiu o comando de forma temporária, a representante de Mateiros, Mariene Martins.